Plano de Logística Sustentável
O Plano de Logística Sustentável (PLS) é um dos mecanismos de implementação da política de sustentabilidade determinada pela Resolução CNJ N° 400/2021. O PLS tem como foco ações em 11 temas principais: a) uso eficiente de insumos, materiais e serviços; b) energia elétrica; c) água e esgoto; d) gestão de resíduos; e) qualidade de vida no ambiente de trabalho; f) sensibilização e capacitação contínua do quadro de pessoal e, no que couber, do quadro auxiliar e, quando for o caso, de outras partes interessadas; g) deslocamento de pessoal a serviço, bens e materiais, considerando todos os meios de transporte, com foco na redução de gastos e de emissões de substâncias poluentes; h) obras de reformas e leiaute; i) equidade e diversidade; j) aquisições e contratações sustentáveis; k) descarbonização.
Para cada um desses temas foram estabelecidos objetivos e metas baseadas nos indicadores determinados pela norma do CNJ. A Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão compila mensalmente as respostas de todas as áreas envolvidas, preenche as informações mensais e anuais no site do CNJ, analisa os resultados, propõe alterações e melhorias, e elabora o Relatório de Desempenho Anual do PLS.
No âmbito da Justiça do Trabalho da 4ª Região, a Portaria TRT4 nº 7.269/2023 estabelece as diretrizes para a elaboração e implementação do Plano de Logística Sustentável – PLS no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.
Comitê
O Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade é o colegiado responsável pela temática da sustentabilidade, nos termos da Portaria TRT4 nº 4.542/2024, e da Portaria TRT4 nº 682/2025. O Comitê pode ser contatado pelo e-mail: comite.sustentabilidade-lista@trt4.jus.br. A unidade de apoio executivo do referido Comitê é a Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, que pode ser contatada pelo e-mail sustentabilidade@trt4.jus.br ou pelo telefone (51) 3255.2690. A composição do Comitê é a seguinte:
TITULARES
- Juiza Auxiliar da Presidência LUCIANA CARINGI XAVIER, Coordenadora;
- Juiza Auxiliar da Corregedoria CAROLINA QUADRADO ILHA (vice-coordenadora);
- Servidora ENILDA SOUZA DE ANDRADE, Secretário-Geral da Presidência;
- Servidora REJANE CARVALHO DONIS, Diretora-Geral;
- Servidora NATACHA MORAES DE OLIVEIRA, Secretária-Geral de Tecnologia e Inovação;
- Servidora BÁRBARA BURGARDT CASALETTI, Diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica;
- Servidora ELEN CRISTINA PRESOTTO, Coordenadora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão;
- Servidor JOÃO HENRIQUE CARVALHO DE LIMA RIBAS, vinculado à Secretaria de Administração;
- Servidor ALDO DA SILVA JARDIM, vinculado à Secretaria-Geral Judiciária;
SUPLENTES
- Servidor FRANCISCO JOSÉ FETTER FURTADO, vinculado à Secretaria de Governança e Gestão Estratégica;
- Servidora KARINA NETO BILHER, vinculada à Secretaria de Administração;
- Servidora LUCIANA TIRELLI LOPES PULVIRENTI DA SILVEIRA, vinculada à Secretaria-Geral Judiciária;
Documentos vigentes
O Plano de Logística Sustentável - TRT4 2021-2026 foi aprovado e publicado por meio da Portaria TRT4 nº 2791/21. No documento, são apresentados os objetivos, indicadores e metas relacionados às temáticas previstas na Resolução CNJ 400/2021.
Com a publicação da Resolução CNJ nº 594/2024, foi acrescentado ao PLS o Plano inicial de descarbonização deste TRT4.
O plano de ações é documento anexo ao PLS e abrange o rol das iniciativas a serem implementadas visando ao atingimento das metas.
- Plano de Logística Sustentável - PLS-TRT4 2021-2026 - Revisão das metas e Plano de Descarbonização, conforme Resoluções CNJ nºs 550/24 e 594/2024.Arquivo tipo pdf de 8,6MBAbre em nova aba
- Relatório resumido de desempenho - PLS 2025Arquivo tipo pdf de 3,2MB
- Plano de Ação - PLS - 2025Arquivo tipo pdf de 6,6MBAbre em nova aba
- Plano de Ação - PLS - 2024Arquivo tipo pdf de 166KBAbre em nova aba
- Relatório Anual de Desempenho Plano de Logística Sustentável - 2024Arquivo tipo pdf de 4,9MBAbre em nova aba