Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Texto Secretaria de Auditoria

ícone Normativos
Planejamento da Auditoria Interna
Resultados de Auditoria
Relatório anual de atividades de auditoria interna
Certificados de Auditoria
Informes de Fiscalização

A auditoria adota uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliação da adequação e da eficácia da governança, do gerenciamento de riscos, dos processos e controles internos, da qualidade no cumprimento das responsabilidades e do alcance das metas e objetivos organizacionais.

A Secretaria de Auditoria (Seaudi) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) atua na 3ª linha do modelo de gerenciamento de riscos e de controle do TRT4, exercendo atividades de auditoria e de consultoria, com objetivo de agregar valor e aperfeiçoar as operações do Tribunal, conforme previsto no artigo 74 da Resolução CNJ nº 309/2020 e no artigo 2º da Resolução Administrativa TRT4 nº 03/2021. O modelo de gerenciamento de riscos consiste na atuação coordenada de três camadas do órgão (1ª, 2ª e 3ª linhas), com atribuições e funções distintas, que auxiliam a organização a atingir seus objetivos e a fortalecer sua governança (artigo 2º da Resolução CNJ nº 309/2020).

A Seaudi é unidade integrante do Sistema de Auditoria Interna do Poder Judiciário (SIAUD-Jud), previsto na Resolução CNJ nº 308/2020, e do Sistema de Auditoria Interna da Justiça do Trabalho (SIAUD-JT), instituído pela Resolução CSJT nº 311/2021. A Seaudi encontra-se vinculada administrativamente à Presidência e funcionalmente ao Órgão Especial (artigo 3º da Resolução Administrativa TRT4 nº 03/2021).


Normativos

A atuação da Seaudi é orientada pelos seguintes normativos:

CNJ:

CSJT:

TRT4:

Voltar ao menu



Planejamento da Auditoria Interna

O planejamento dos trabalhos da auditoria interna é composto pelas fases de elaboração do Plano Anual de Auditoria de Longo Prazo (PALP), do Plano Anual de Auditoria (PAA) e do planejamento dos trabalhos de cada auditoria ou consultoria.

Na elaboração dos planos são observados os objetivos estratégicos do TRT4, bem como a análise de riscos das unidades auditadas. 

O PALP tem como objetivo definir, orientar e planejar as ações de auditoria a serem desenvolvidas pela Seaudi, contendo, pelo menos, as áreas ou temas auditáveis em sentido amplo e os objetivos das avaliações de cada área ou tema. 

O PAA objetiva identificar as auditorias e consultorias a serem realizadas pela Seaudi, selecionadas a partir da análise de riscos. O Plano também consigna todas as demais atividades que serão executadas pela Secretaria no exercício, como o monitoramento das recomendações, as ações coordenadas de auditoria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e com o Conselho Nacional de Justiça, as atividades decorrentes de obrigações normativas, entre outras. 

Ambos os planos são submetidos à prévia apreciação e aprovação pela Presidência do Tribunal. 

Já o planejamento dos trabalhos de cada auditoria envolve as etapas de: análise de riscos, delimitação de escopo, identificação dos conhecimentos e habilidades necessários ao trabalho, definição da equipe, definição de cronograma e dos custos envolvidos, elaboração das questões de auditoria, definição dos testes e procedimentos aplicáveis ao trabalho e identificação dos possíveis achados de auditoria. 

Também integra o planejamento da Seaudi a elaboração do Plano Anual de Capacitação de Auditoria – PAC-Aud, elaborado a partir do exercício de 2021, nos termos da Resolução CNJ nº 309/2020, de forma a desenvolver as competências técnicas e gerenciais necessárias à formação de auditor. Tais ações de capacitação são propostas com base nas lacunas de conhecimento identificadas a partir dos temas das auditorias previstas no PAA.


Voltar ao menu


Resultados de Auditoria

Nesta seção são disponibilizados os resultados dos trabalhos de auditoria desenvolvidos pela Secretaria de Auditoria do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, em formato de relatórios. 

A partir de 2019 foram produzidas fichas-síntese de cada auditoria contendo os resultados resumidos dos relatórios e o acompanhamento da implementação das propostas de encaminhamento. Essa versão simplificada pode ser acessada nos Informes de Fiscalização produzidos pela Auditoria Interna


Voltar ao menu

 

Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) 

No segundo semestre de cada ano é publicado o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT) do exercício anterior, previamente apreciado pelo Órgão Especial do TRT4. Nesse relatório são consignadas as informações sobre a atuação e o desempenho da Seaudi em relação às atividades previstas no Plano Anual de Auditoria, os resultados do Programa de Qualidade da Auditoria – PQA, a declaração de manutenção da independência durante a atividade de auditoria e os apontamentos quanto aos principais riscos e fragilidades de controle aos quais o Tribunal esteja exposto. O RAINT de cada exercício pode ser acessado abaixo. 

Voltar ao menu

 

Certificados de Auditoria

Com a edição da Instrução Normativa TCU nº 84, de 22 de abril de 2020, que passou a regulamentar as prestações de contas anuais da Administração Pública Federal a partir do exercício de 2020, apenas as unidades prestadoras de contas (UPC) significativas do Balanço Geral da União (BGU), definidas em decisão normativa do TCU, terão suas contas anuais auditadas para fins de julgamento pela Corte de Contas. Entretanto, todas as unidades prestadoras de contas deverão disponibilizar, para toda a sociedade, em seus portais na internet, as peças que integram sua prestação de contas.

Nesse processo, compete à Secretaria de Auditoria realizar a certificação das contas anuais do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, mediante auditoria  financeira integrada com conformidade, com o objetivo de obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis, financeiras e orçamentárias tomadas em conjunto, incluindo as respectivas notas explicativas, estão livres de distorções relevantes e se as transações subjacentes a elas estão livres de não conformidades, seja por fraude ou erro, em relação à estrutura de relatório financeiro aplicável. Segurança razoável é um alto nível de segurança, mas não é uma garantia de que uma auditoria conduzida de acordo com as normas de auditoria sempre detectará uma distorção relevante, quando ela existir.

Os relatórios das auditorias financeiras podem ser encontrados no menu “Resultados de Auditoria”, bem como na página da Transparência do Tribunal, no menu “Prestação de Contas ao TCU”. Neste também são publicados, além dos relatórios e certificados de auditoria, o relatório de gestão, o pronunciamento do Órgão Especial, o rol de responsáveis e, se couber, o parecer do julgamento das contas pelo TCU. O certificado de auditoria de cada exercício pode ser acessado abaixo. 



Voltar ao menu



Informes de Fiscalização

Conforme determinação contida no artigo 9º, § 4º, da Instrução Normativa TCU nº 84/2020, além das informações e do relatório referente à prestação de contas, deverão ser também disponibilizados links para todos os relatórios e informes de fiscalização produzidos pelos órgãos do sistema de controle interno e pelo controle externo durante o exercício financeiro, relacionados à Unidade Prestadora de Contas (UPC) e que tenham sido levados a seu conhecimento, com as eventuais providências adotadas em decorrência dos apontamentos da fiscalização. Além disso, devem ser apresentados os resultados das apurações realizadas pelo TCU em processos de representação relativa ao exercício financeiro, relacionados à UPC, e as providências adotadas.



Voltar ao menu

 
Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Auditoria
Última atualização: 26/03/2024 15:12
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista