Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Cabeçalho Acessibilidade e Inclusão com novo ícone

A acessibilidade refere-se à possibilidade e à garantia de que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência ou mobilidade reduzida, possam utilizar, com segurança, autonomia e independência, os espaços físicos, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, sistemas de informação e comunicação (incluindo tecnologias digitais), além de serviços e instalações de uso público ou coletivo, tanto em áreas urbanas quanto rurais. Esse conceito está definido na Resolução CNJ nº 401/2021 e visa remover barreiras que dificultam a participação plena e equitativa dessas pessoas na sociedade.

Já a inclusão diz respeito à promoção da igualdade de direitos, oportunidades e participação social das pessoas com deficiência em todos os âmbitos da sociedade. Para que a inclusão seja efetiva, é fundamental eliminar barreiras físicas, comunicacionais, tecnológicas e atitudinais que geram exclusão e segregação. Esse é um processo contínuo, que exige o comprometimento tanto do poder público quanto da sociedade civil, pois são os ambientes e sistemas que devem se adaptar às necessidades das pessoas – e não o contrário.


Conheça o novo símbolo Universal de Acessibilidade

NOVO SÍMBOLO DA ACESSIBILIDADE

O novo símbolo da acessibilidade vai além do acesso físico, abrangendo também a acessibilidade à informação, aos serviços e às tecnologias de comunicação. Seu design representa a esperança e a igualdade de acesso para todas as pessoas.
Visualmente, o logotipo é composto por uma figura simétrica conectada a um círculo por quatro pontos, simbolizando a harmonia entre o ser humano e a sociedade. Os braços abertos da figura reforçam a ideia de inclusão, expressando o compromisso com a participação plena das pessoas com deficiência em todos os espaços.

Acessibilidade Digital 

O Sítio Eletrônico Institucional do TRT4 permite o acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência, em atendimento ao estabelecido pela Resolução CNJ nº 215/2015 (Art. 6º, § 4º, VIII) e em aderência ao Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG)Abre em nova aba, atualmente o TRT4 segue a versão eMAG 3.1Abre em nova aba, conforme recursos de acessibilidade que ficam disponíveis no menu de acessibilidade no canto superior direito Cabeçalho do Site >AcessibilidadeAbre em nova aba. Este mecanismo, menu de acessibilidade, é amplamente utilizado e reconhecido pelos usuários:

- Ao clicar no símbolo "Aumentar o tamanho da fonte", o tamanho da fonte do portal é aumentado
- Ao clicar no símbolo "Diminuir o tamanho da fonte", o tamanho da fonte do portal é reduzido.
- Ao clicar no símbolo "Contraste", é aplicado o contraste no portal.

Além disso, há o símbolo de Libras denominado "Acessível com VLibras" no lado direito do portal. Ao clicar no símbolo é acionado o avatar de tradução em Libras no próprio portal.

Plano de Acessibilidade e Inclusão (Incluir)

O Incluir é um instrumento estratégico voltado à promoção da acessibilidade e da inclusão, alinhado ao Plano Estratégico do TRT4. Ele estabelece objetivos, indicadores e metas relacionados aos temas definidos pela Resolução CNJ nº 401/2021, além de contar com mecanismos de monitoramento e avaliação para garantir a efetividade das ações implementadas.

Documentos vigentes para consulta:

- Plano de Acessibilidade e Inclusão (Incluir) - Vigência 2022 a 2026Arquivo tipo pdf de 1MBAbre em nova aba
Revisão de Metas do Plano de Acessibilidade e Inclusão (Incluir) - Vigência 2025 a 2026Arquivo tipo pdf de 3,8MBAbre em nova aba
- Plano de Ações do Incluir - Ano 2025Arquivo tipo pdf de 1,9MBAbre em nova aba

Documentos anteriores:

- Relatório Anual do Plano de Acessibilidade e Inclusão - Ano 2024Arquivo tipo pdf de 2,5MBAbre em nova aba
- Relatório Anual do Plano de Acessibilidade e Inclusão - Ano 2023Arquivo tipo pdf de 3,7MBAbre em nova aba
- Relatório Anual do Plano de Acessibilidade e Inclusão - Ano 2022Arquivo tipo pdf de 773,7KBAbre em nova aba

Arquivo tipo pdf de 1MB

ícone com polegar em sinal de positivoBoas práticas

O TRT4 tem promovido diversas iniciativas voltadas à acessibilidade e inclusão, incluindo rodas de conversa, capacitações, exibição de vídeos e outros materiais de conscientização, além de sessões de cinema inclusivo, entre outras ações.
Desde 2022, o Tribunal conta com o Plano de Acessibilidade e Inclusão (Incluir), que monitora indicadores, estabelece objetivos e metas e acompanha a execução das ações relacionadas ao tema. Por meio do Incluir, a instituição estrutura sua atuação em cinco áreas estratégicas: Gestão da Acessibilidade e Inclusão, Acessibilidade em Serviços, Acessibilidade Comunicacional, Acessibilidade Tecnológica e Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística.

Na página Acessibilidade do site do TRT4 é possível conhecer os recursos de acessibilidade disponíveis para navegação no sítio eletrônico da instituição.

Campanha de conscientização sobre o autismo

                                                                                Documentário "Quem somos nós"

O documentário que trata da inclusão de servidores e servidoras com deficiência no ambiente de trabalho foi lançado em 11 de outubro de 2019, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física, durante a programação do Encontro Anual de Gestores do TRT-RS. Seu objetivo foi convidar os mais de 300 gestores presentes no Plenário do Tribunal a refletirem sobre o seu papel na inclusão dos servidores com deficiência. Logo após, o documentário foi disponibilizado no Youtube e nos demais canais de comunicação do TRT-RS, com o intuito de seguir promovendo a conscientização sobre o tema. 

ícone de documentos empilhadosPublicações

Capa Manual de Acessibilidade em Documentos DigitaisArquivo tipo PNG de 325,8KB Capa Manual Como construir um ambiente acessível nas organizações públicasArquivo tipo pdf de 13,8MB Capa Guia para Empresas sobre os Direitos das Pessoas com DeficiênciaArquivo tipo pdf de 4,6MB
Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais AcessíveisArquivo tipo pdf de 7,2MBAbre em nova aba Como construir um ambiente acessível nas organizações públicasArquivo tipo pdf de 13,8MBAbre em nova aba Guia para empresas sobre os Direitos das Pessoas com DeficiênciaArquivo tipo pdf de 4,6MBAbre em nova aba

CAPA DO LIVRO COM O ROSTO DOS PARTICIPANTES

Livro “Tudo sobre nós, por nós!”Abre em nova aba



Cartilha do PcD em breve...
 

Dicionário da Acessibilidade e Inclusão em breve...

ícone 3 avatares com terno e gravataComissão

A Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão é responsável pela temática da acessibilidade e inclusão, nos termos da Portaria TRT4 nº 4.489/2024 e da Resolução CNJ nº 401/2021. A unidade de apoio executivo da referida Comissão é a Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, que pode ser contatada pelo e-mail sustentabilidade@trt4.jus.br ou pelo telefone (51) 3255.2690.

A composição do Comitê é a seguinte:

TITULARES

  • Juiz RODRIGO TRINDADE DE SOUZA, Auxiliar da Presidência;
  • Servidora, REJANE CARVALHO DONIS, Diretora-Geral;
  • Servidora BÁRBARA BURGARDT CASALETTI, Diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica;
  • Servidora MARIA AUGUSTA KINNEMANN, Diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas;
  • Servidora CAROLINA TRINDADE DE SOUZA, Diretora da Secretaria de Manutenção e Projetos;
  • Servidora FABIANA DA SILVA PERDOMO, Diretora da Secretaria de Saúde e Assistência;
  • Servidor JULIANO MACHADO DOS SANTOS, Diretor da Secretaria de Comunicação Social;
  • Servidor ANDRÉ SOARES FARIAS, Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações;
  • Servidora CAMILA FRIGO, Secretária-Executiva da Escola Judicial;
  • Servidora ELEN CRISTINA PRESOTTO, Coordenadora da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão;
  • Servidora IRENE OLIVEIRA DE ARAÚJO CESARIO MARTINEZ, Analista Judiciário - Especialidade Serviço Social;
  • Servidora CAROLINE DE OLIVEIRA BERTOLINO, Analista Judiciário - Especialidade Psicologia;
  • Servidora JULIANA PERACINI DA COSTA, servidora com deficiência;
  • Servidora LUISA BERGMANN, servidora com deficiência.

símbolo da libras (duas mãos com sinais indicadores de movimento)Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua gestual utilizada pela comunidade surda no Brasil, que se baseia em gestos, expressões faciais e corporais para comunicação. No TRT4, a Libras é utilizada nos atendimentos, audiências, eventos e na divulgação de vídeos institucionais. Na Justiça do Trabalho, o tema é regulamentado pela Resolução CSJT nº 218/2018, que dispõe sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no âmbito da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus para atendimento de pessoas surdas ou com deficiência auditiva.

 Banner do balcão visual com as informações sobre dias e horários de atendimento

O Balcão Visual é um novo canal de atendimento online em Língua Brasileira de Sinais (Libras), para consulta de informações sobre processos. O Balcão Visual funciona de segunda à sexta-feira, das 12h às 16h.
Página do Balcão Visual: Link de acessoAbre em nova aba
Assista ao vídeo explicativo em LibrasAbre em nova aba sobre o Balcão Visual.

Audiências Para as audiências, o magistrado ou magistrada poderá nomear ou permitir a participação de tradutor ou intérprete de Libras, nos termos da Resolução CSJT nº 218/2018. Os profissionais interessados na prestação do serviço devem consultar a página do Cadastro de Peritos, Órgãos Técnicos ou Científicos, Tradutores e Intérpretes. O cadastro é regulamentado pelo Provimento Conjunto nº 05/2020.
Eventos e divulgação de vídeos institucionais O serviço é oferecido por empresas especialistas em recursos de acessibilidade comunicacional e podem ser utilizados tanto na modalidade ao vivo (presencial ou remota) como em materiais gravados.
Para mais informações sobre a utilização, entre em contato com a Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão: sustentabilidade@trt4.jus.br

Vídeos institucionais acessíveis em Libras


Utilização de Libras em manifestações públicas



   Seminário "Limites da Propaganda Eleitoral e Assédio Eleitoral no ambiente de trabalho" (vídeo do Instagram - 23/08/2024)


Solenidade de recepção a novos juízes e juízas (YouTube 12/07/2024)



Aula Magna 
“Judiciário, Acesso à Justiça e Direitos Fundamentais”, com o ministro Edson Fachin, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que contou com tradução simultânea em Libras e estenotipia (Youtube 22/11/2024)

ícone com as letras AD e três sinais representando onda sonoraAudiodescrição

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que transforma elementos visuais em uma narração verbal, permitindo que pessoas cegas ou com deficiência visual compreendam o conteúdo de vídeos, imagens, peças teatrais, eventos ao vivo e outros tipos de mídia.

Essa técnica descreve de forma objetiva e clara informações essenciais, como cenários, expressões faciais, gestos, ações e outros detalhes visuais que não são perceptíveis apenas pelo áudio original. Dessa forma, a audiodescrição amplia o acesso à informação, ao entretenimento e à cultura, promovendo maior inclusão e autonomia para esse público.

Vídeos institucionais que utilizam a Audiodescrição

ícone retangular com linhas na parte inferiorLegendagem

A legendagem é um recurso de acessibilidade que transcreve o conteúdo audiovisual em formato de texto, permitindo que pessoas surdas ou com deficiência auditiva compreendam as informações transmitidas por vídeos, transmissões ao vivo e outros materiais audiovisuais.

Além de reproduzir diálogos, a legendagem pode incluir descrições de sons relevantes, como músicas, efeitos sonoros e expressões não verbais, garantindo uma experiência mais completa e acessível ao público.



ícone de dois balões de diálogoContato

Dúvidas, informações ou sugestões: 

Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Av. Praia de Belas, 1100, 8º andar - Prédio administrativo - Porto Alegre/RS
Telefone (51) 3255.2690 - sustentabilidade@trt4.jus.br

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Última atualização: 28/03/2025 16:54