Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

ícone 3 setas formando um círculo, texto sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito multidimensional. A Agenda 2030 da ONU ampliou o que se entende sobre o tema, para além do tripé "pessoas, ambiente e recursos". Você pode conhecer os detalhes sobre a Agenda 2030 no item abaixo. No âmbito do TRT4, as iniciativas que se conectam com a sustentabilidade levam a marca "Horizonte".
É com essa marca que a instituição identifica todas as ações que estão na abrangência da temática sustentável.

Logo Horizonte - Palavra horizonte com os subtítulos: Trabalho decente, Inclusão, Equidade e SustentabilidadeAbre em nova aba

Em 2019, o Poder Judiciário implementou o Pacto pela Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 no Poder Judiciário.

Conheça mais sobre a Agenda acessando o link abaixo:

Agenda 2030 da ONUAbre em nova aba

Política de Responsabilidade Socioambiental do TRT da 4ª Região

A Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul possui uma Política de Responsabilidade Socioambiental, aprovada por meio da Portaria TRT4 nº 5.467/2019Abre em nova aba. Conheça os princípios e eixos temáticos que guiam a atuação do Tribunal.

ícone mão fechada com polegar levantado Boas Práticas

Conheça algumas das iniciativas de sustentabilidade do TRT4:

Boas práticas para o uso racional dos recursos
Ícone de água Use a água de forma consciente. Em caso de vazamento, acionar, imediatamente, a Coordenadoria de Manutenção e Instalações Prediais (no Vox, no menu à direita, clicar em CREDEM – Central de Demandas – e escolher a opção Manutenção e Instalações Prediais – Sempro).



Ícone de energia
Mantenha portas e janelas fechadas quando o ar condicionado estiver ligado e feche as persianas para diminuir a incidência de radiação solar em ambientes com luz direta;
Ajuste o ar condicionado para uma temperatura de conforto (23º, por exemplo). Evite ligá-lo em temperaturas mínimas (17º ou 18º), porque isso não ajuda a resfriar o ambiente mais rapidamente e pode criar situações de desconforto;
Deixe livres as saídas do ar condicionado, evitando obstruí-las com objetos como cortinas;
Chame somente um elevador por vez quando as chamadas forem independentes e, sempre que possível, priorize o uso das escadas;
Acenda as lâmpadas de forma seletiva e apague-as quando não forem mais necessárias. Em ambientes externos, verifique se as luzes podem ser reduzidas;
Verifique se todos os aparelhos estão desligados da tomada, se você for o útlimo a sair da sala.  
Ícone de computador Desligue da tomada computadores, monitores e impressoras após o expediente. Aparelhos em “stand by” continuam consumindo energia elétrica;
Utilize as opções de qualidade de impressão (rascunho, normal ou ótima), conforme a importância do material a ser impresso.
Ícone de caminhão Peça ao almoxarifado somente o material de consumo necessário, evitando fazer estoque. Itens como cola, etiquetas, canetas, tinta para carimbo e álcool gel têm prazo de validade e podem estragar se não forem usados. Fazendo esse controle, você contribui para reduzir o desperdício e usa de forma mais eficiente esses materiais.
Ícone de telefone Utilize o ramal do sistema VoIP (Voz sobre Protocolo de Internet), disponível no guia telefônico do TRT-RS, em ligações para as unidades da Justiça do Trabalho da 4ª Região. O VoIP tem custo de ligação local;
Utilize o código “12” para ligações externas de longa distância. Somente no caso de celular funcional, utilize o código “21".






Ícone envelope
Correspondências das Unidades Judiciárias:
As comunicações postais necessárias à tramitação dos processos trabalhistas serão realizadas por meio do serviço e-Carta Simples, ressalvadas as comunicações via:
(1) Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT) ou sistema PJE, sempre que viável;
(2) O serviço e-Carta Registrada com Aviso de Recebimento Digital (AR Digital), que deve ser utilizado para o envio, diretamente às partes, de notificações, intimações e citações.

Remessa de processos físicos:
Entre as unidades judiciárias deste Regional deve ser utilizado o serviço de malote, observados os dias preestabelecidos para o recolhimento nas respectivas localidades (consultar Seção de Correspondências e Malotes).

Correspondências das área administrativa:
Correspondências oficiais para outros órgãos devem ser enviadas, preferencialmente, de forma eletrônica, como, por exemplo, malote digital, e-mail, SEI, e-remessa, dependendo do destinatário.
Quando houver necessidade de envio de correspondência física, consultar a Seção de Correspondências e Malotes para verificar a melhor opção (carta simples, carta registrada e carta registrada com aviso de recebimento (AR).
O uso de Sedex deve ser utilizado de forma excepcional.
O envio de livros e/ou revistas, por via postal, deverá ser feito pela modalidade PAC.

Campanhas e Ações Institucionais


Campanha do Agasalho - A Campanha do Agasalho é direcionada principalmente aos trabalhadores terceirizados deste Tribunal. Lançada com o slogan “Ajudar o próximo também aquece o coração”, a campanha é realizada desde o ano de 2016, dirigida às trabalhadoras e trabalhadores terceirizados que atuam no TRT4.

Natal Solidário - Realizada de forma anual, a campanha “Natal Solidário do TRT-RS – Adote uma estrela!” tem a finalidade de arrecadar presentes para filhos e netos de trabalhadores terceirizados da instituição. Os magistrados, servidores e estagiários podem escolher uma ou mais crianças, responsabilizando-se pela compra do presente de Natal, de sua livre escolha. Os presentes são recolhidos e, posteriormente, entregues aos funcionários terceirizados em confraternização.

De Bike para o Trabalho - Ação que visa estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Este projeto tem como parceira a Empresa Pública de Transportes e Circulação de Porto Alegre (EPTC), que já implementou tal iniciativa com seus próprios funcionários e pretende estimular essa ação em outros órgãos públicos.

ícone folha de contrato e caneta e círculo de reciclagem formado por 3 setas Contratações Sustentáveis

Capa do Guia de Contratações Sustentáveis.PNG
O TRT4 conta com um Guia de Contratações SustentáveisAbre em nova aba próprio, elaborado a partir das principais demandas de aquisições ou prestação de serviços do Tribunal. O Guia foi aprovado por meio da Portaria TRT4 nº 3.735/2022Abre em nova aba e se constitui em intrumento de consulta para elaboração dos estudos técnicos preliminares, de termos de referência e dos editais de licitação.

O documento é instrumento da Governança de Contratações, assim como o Plano de Anual de Contratações e o Plano de Logística Sustentável. Outros Guias também estão disponíveis e podem ser consultados quando do planejamento das contratações:

- Guia Nacional de Contratações Sustentáveis da AGU, 6ª ediçãoAbre em nova aba
- Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho, 3ª ediçãoAbre em nova aba


ícone 3 avatares com terno e gravata Comitê

O Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade é o colegiado responsável pela temática da sustentabilidade, nos termos da Portaria TRT4 nº 3.555/2022 e da Resolução CNJ nº 400/2021. O Comitê pode ser contatado pelo e-mail: comite.sustentabilidade-lista@trt4.jus.br. A unidade de apoio executivo do referido Comitê é a Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, que pode ser contatada pelo e-mail sustentabilidade@trt4.jus.br ou pelo telefone (51) 3255.2690.

A composição do Comitê é a seguinte:

TITULARES

  • Juiz Auxiliar da Presidência RODRIGO TRINDADE DE SOUZA, Coordenador;
  • Juiz Auxiliar da Corregedoria DANIEL SOUZA DE NONOHAY;
  • Juiz ARY FARIA MARIMON FILHO, indicado pela Presidência;
  • Servidor DIOGO DE SEIXAS GRIMBERGSecretário-Geral da Presidência; 
  • Servidora REJANE CARVALHO DONIS, Diretora-Geral;
  • Servidora BÁRBARA BURGARDT CASALETTI, Diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica;
  • Servidora ANITA CRISTINA DE JESUS, Coordenadora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão;
  • Servidor DENILSON RIBEIRO DE QUADROS, vinculado à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações;
  • Servidora PATRÍCIA FERNANDA RAEL, vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas;
  • Servidor JOÃO HENRIQUE CARVALHO DE LIMA RIBAS, vinculado à Secretaria de Administração;
  • Servidora ADRIANA WERNER, vinculada à Escola Judicial;
  • Servidora CAROLINA TRINDADE DE SOUZA, vinculada à Secretaria de Manutenção e Projetos; 
  • Servidor ALDO DA SILVA JARDIM, vinculado à Secretaria-Geral Judiciária;
  • Servidor JULIANO MACHADO DOS SANTOS, servidor com deficiência;
  • Servidora TAILA ALBUQUERQUE RODRIGUES, Especialidade - Serviço Social.

SUPLENTES

  • Servidor FRANCISCO JOSÉ FETTER FURTADO, vinculado à Secretaria de Governança e Gestão Estratégica;
  • Servidora MARTINE D'ANDREA DE MEDEIROS, vinculada à Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão;
  • Servidor RICARDO KRAUSE KURYLENKO, vinculado à Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações;
  • Servidora CRISTINA SCHMIDT, vinculada à Secretaria de Gestão de Pessoas;  
  • Servidora KARINA NETO BILHER, vinculada à Secretaria de Administração;
  • Servidora PÉROLA PRISCILA DA SILVA ROCHA, vinculada à Escola Judicial;
  • Servidora PAULA BETTIN DE NALE DOS SANTOS, vinculada à Secretaria de Manutenção e Projetos;  
  • Servidora LUCIANA TIRELLI LOPES PULVIRENTI DA SILVEIRA, vinculada à Secretaria-Geral Judiciária;  
  • Servidor RICARDO SKREBSKY RUBENICH, servidor com deficiência;
  • Servidora IRENE OLIVEIRA DE ARAÚJO CESARIO, Especialidade - Serviço Social

ícone aperto de mãos Parcerias

Logo do GisaO Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (Gisa) é formado por 19 instituições vinculadas ao poder judiciário. Seus membros incluem o TRT4, o o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o Ministério Público Estadual, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral do RS, o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Justiça Militar, a Ajuris, a Procuradoria-Geral do Estado, a Procuradoria Regional da República da 4ª Região, o Ministério Público de Contas, o Ministério Público do Trabalho, a Escola Superior da Magistratura, a Defensoria Pública do Estado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes/RS, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Defensoria Pública da União, a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e a Justiça Federal do Rio Grande do Sul. O objetivo do grupo é promover a troca de informações, a promoção de ações conjuntas e a socialização de projetos voltados às ações socioambientais.

Consulte o Acordo de Cooperação TécnicaAbre em nova aba que orienta a atuação do Gisa.

ícone balões de fala sobrepostos Contato

Dúvidas, informações ou sugestões: 

Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Av. Praia de Belas, 1100, 8º andar - Prédio administrativo - Porto Alegre/RS
Telefone (51) 3255.2690 - sustentabilidade@trt4.jus.br

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Última atualização: 22/04/2024 14:52
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista