Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Acessibilidade

Site do TRT-4

As páginas deste portal foram planejadas para serem acessíveis e de fácil utilização. Se você tiver sugestões ou encontrar problemas, por favor, entre em contato com a nossa Ouvidoria e ajude-nos a melhorar a experiência de todos. A seguir disponibilizamos algumas instruções que podem facilitar a navegação no nosso portal.

Tradução automática de conteúdos de Língua Portuguesa para a Libras


Marca do VLibras, com o perfil do rosto do intérprete virtualAbre em nova aba

VLibras - É uma suite de ferramentas de código aberto gratuito que consiste em gerar automaticamente conteúdos digitais e vídeos em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tem versões para desktopssmarthphones e tablets, e também oferece uma plataforma colaborativa para construção de dicionário em Libras. Saiba mais e faça o download nas páginas: Conheça o VLibrasAbre em nova abaVLibras-Vídeo e Wikilibras

Marca do Hand TalkAbre em nova aba

Hand TalK - É um aplicativo gratuito que traduz automaticamente texto e áudio para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível para desktops e smarthphones. Faça o download acessando a página Hand TalkAbre em nova aba.

Ícones de acessibilidade localizados no lado direito do topo da página

 Ícone contendo a letra i dentro de um balão de conversação.Botão de informação. Ao clicar com o botão direito do mouse será aberta nova página do Serviço de Informação ao Cidadão do TRT4.

 Ícone contendo a letra maiúscula A com sinal de + (mais) ao lado direito. Botão de aumentar de tamanho de letra. Ao clicar com o botão direito do mouse as imagens e textos da página serão aumentadas. Este ícone tem a mesma funcionalidade oferecida pelas teclas de atalho gerada ao pressionar a tecla CTRL e digitar a tecla + (mais).


 Ícone contendo a letra maiúscula A com sinal de - (menos) ao lado direito.Botão de diminuição de tamanho de letra e imagem. Ao clicar com o botão direito do mouse as imagens e textos da página serão diminuídas. Este ícone tem a mesma funcionalidade oferecida pelas teclas de atalho gerada ao pressionar a tecla CTRL e digitar a tecla - (menos).

 Ícone contendo símbolo universal da linguagem em librasBotão Vlibras. Ao clicar com o botão direito do mouse será aberta nova página de navegação do Ministério da Gestão e Inovação de Serviços com informações sobre o plugin VLIBRAS do Governo Federal.

 Ícone com círculo metade vazado e outra metade preenchida em brancoBotão de contraste da página. Ao clicar com o botão direito do mouse a página sofrerá alteração das cores propiciando maior contraste e visibilidade do conteúdo publicado

Teclas de atalho

Utilize as teclas de atalho para ir diretamente a alguns pontos do Portal. Os atalhos são acionados pela combinação de duas ou mais teclas.
As teclas de atalho dependem do sistema operacional (Microsoft Windows, Mac OS, Linux, etc.) e do navegador (Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari etc.) que você usa. Procure manter-se atualizado quanto à configuração do seu computador, caso as recomendações feitas nesta página não funcionem. As configurações mais comuns são:
  • a tecla ALT para os navegadores Edge, Google Chrome e Safari em um computador Microsoft Windows
  • as teclas SHIFT e ALT, simultaneamente, para o navegador Mozilla Firefox em um computador Microsoft Windows ou Linux
  • a tecla COMMAND para o sistema operacional Mac OS
Mantendo essas teclas pressionadas, digite também um dos seguintes números para ir direto ao ponto (não utilize o teclado numérico, geralmente à direita do seu teclado):
  • tecla 1 – Dirige-se ao início do conteúdo da página corrente pulando todas as informações do cabeçalho do portal
  • tecla 2 – Posiciona o cursor no início do menu. Após acionar esta combinação de teclas, é possível navegar pelo menu pressionando a tecla Tab. Pressionando enter, abre-se o submenu disponível naquela posição do cursor.
  • tecla 3 – Leva o usuário ao menu do rodapé.
  • tecla 4 - Leva o usuário para o Campo de busca geral do Portal.

Tamanho do texto

Nos navegadores mais modernos, geralmente existe uma ferramenta de zoom (ampliação ou redução), que é um método mais eficaz, rápido e agradável de obter textos e imagens no tamanho desejado.

Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla - (menos) para diminuir 
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para usar o zoom no Mac OS:

  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar 
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla - (menos) para diminuir 
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Vídeos

Os vídeos produzidos pelo TRT4 contam com a versão básica e com a versão com recursos de acessibilidade (audiodescrição, legendagem e interpretação em Libras). Para acessar essas versões, basta acessar o link que está na descrição dos vídeos publicados na plataforma Youtube.


Leia também: 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Última atualização: 24/10/2023 19:27
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista