imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Acessibilidade

Site do TRT-4

As páginas deste portal foram planejadas para serem acessíveis e de fácil utilização. Se você tiver sugestões ou encontrar problemas, por favor, entre em contato com a nossa Ouvidoria e ajude-nos a melhorar a experiência de todos. A seguir disponibilizamos algumas instruções que podem facilitar a navegação no nosso portal.

Tradução automática de conteúdos de Língua Portuguesa para a Libras

Marca do VLibras, com o perfil do rosto do intérprete virtual

VLibras - É uma suite de ferramentas de código aberto gratuito que consiste em gerar automaticamente conteúdos digitais e vídeos em Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), tem versões para desktopssmarthphones e tablets, e também oferece uma plataforma colaborativa para construção de dicionário em Libras. Saiba mais e faça o download nas páginas: Conheça o VLibrasVLibras-Vídeo e Wikilibras

Marca do Hand Talk

Hand TalK - É um aplicativo gratuito que traduz automaticamente texto e áudio para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), disponível para desktops e smarthphones. Faça o download acessando a página Hand Talk.

Teclas de atalho

Utilize as teclas de atalho para ir diretamente a alguns pontos do Portal. Os atalhos são acionados pela combinação de duas ou mais teclas.
As teclas de atalho dependem do sistema operacional (Microsoft Windows, Mac OS, Linux, etc.) e do navegador (Edge, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari etc.) que você usa. Procure manter-se atualizado quanto à configuração do seu computador, caso as recomendações feitas nesta página não funcionem. As configurações mais comuns são:
  • a tecla ALT para os navegadores Edge, Google Chrome e Safari em um computador Microsoft Windows
  • as teclas SHIFT e ALT, simultaneamente, para o navegador Mozilla Firefox em um computador Microsoft Windows ou Linux
  • a tecla COMMAND para o sistema operacional Mac OS
Mantendo essas teclas pressionadas, digite também um dos seguintes números para ir direto ao ponto (não utilize o teclado numérico, geralmente à direita do seu teclado):
  • tecla 1 – Dirige-se ao início do conteúdo da página corrente pulando todas as informações do cabeçalho do portal
  • tecla 2 – Posiciona o cursor no início do menu. Após acionar esta combinação de teclas, é possível navegar pelo menu pressionando a tecla Tab. Pressionando enter, abre-se o submenu disponível naquela posição do cursor.
  • tecla 3 – Leva o usuário ao menu do rodapé.
  • tecla 4 - Leva o usuário para o Campo de busca geral do Portal.

Tamanho do texto

Nos navegadores mais modernos, geralmente existe uma ferramenta de zoom (ampliação ou redução), que é um método mais eficaz, rápido e agradável de obter textos e imagens no tamanho desejado.

Para usar o zoom no Microsoft Windows ou no Linux:

  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla - (menos) para diminuir 
  • pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

Para usar o zoom no Mac OS:

  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla + (mais) para aumentar 
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla - (menos) para diminuir 
  • pressione a tecla COMMAND e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página


Leia também: 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão
Última atualização: 02/08/2022 10:15
Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista