Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Faça sua Manifestação

O que é uma manifestação?

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito no âmbito da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul; podem ser enviadas também Denúncias de Intolerância Racial, de Gênero, de Trabalho Infantil, Trabalho Escravo, bom como, Denúncias de Assédio Moral/Sexual, Assédio Eleitoral no Ambiente de Trabalho, outras discriminações e Ato de Corrupção ocorridos no âmbito do TRT da 4ª Região.

RECLAMAÇÃO: Demonstração de insatisfação ou crítica relativa a serviço prestado pela Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul;

SOLICITAÇÃO: Requerimento para adoção de providências (atendimento ou serviço) por parte da Ouvidoria ou por outra unidade da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul;

SUGESTÃO: Proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços prestados pela Justiça do Trabalho;

ELOGIO: Manifestação de opinião favorável em relação a algo ou alguém.

Manifestações Processadas

A Ouvidoria recebe as seguintes manifestações sobre serviços judiciários e administrativos prestados por quaisquer das unidades da Justiça do Trabalho na 4ª Região: denúncias, reclamações, elogios, solicitações e sugestões. Recebe, também, pedidos de acesso à informação, requisições de titulares de dados pessoais, denúncias de trabalho infantil e trabalho escravo, bem como denúncias de assédio moral e sexual ocorrido no âmbito do TRT da 4ª Região, denúncias de assédio eleitoral nas relações de trabalho e notícia de irregularidade anônima.

Manifestações NÃO Processadas

Conforme art. 8º da Resolução Administrativa nº 08/2022, não serão processadas as manifestações:

  • anônimas;

  • para as quais haja previsão legal ou regimental de recurso específico; 

  • que envolvam ato ou decisão de natureza jurisdicional; 

  • que envolvam consultas jurídicas de qualquer natureza. 

A Justiça do Trabalho não fiscaliza o cumprimento da legislação trabalhista. Assim, denúncias relativas a direitos ou condições de trabalho violados devem ser encaminhadas para:

Nos links indicados acima, é possível ter acesso às Ouvidorias daquelas instituições.

Formulário Eletrônico

O preenchimento correto e completo dos campos do formulário é fundamental para obter um atendimento de qualidade por parte da Ouvidoria.

Ao preencher o formulário de manifestação é possível registrar uma denúncia, um elogio, uma reclamação, uma solicitação ou uma sugestão.

Você pode preencher o formulário de manifestação aqui.

Utilizando o formulário de contato, você recebe automaticamente o número do protocolo para acompanhar seu pedido. Mas também existem outras formas de nos acionar, com posterior entrega do número do protocolo, confira:

Telefone

A Ouvidoria funciona das 10:00 às 16:00 e você pode registrar sua manifestação com um de nossos atendentes.

(51) 3255 2200 ou 0800 725 5350


WhatsApp

Canal de recepção e protocolo de manifestações, que deverão estar acompanhadas de nome completo e e-mail válido, para que sejam processadas. Não são aceitas mensagens por áudio e/ou vídeo. Uma vez cadastrada a manifestação, o número do protocolo e a(s) resposta(s) são enviadas para o e-mail cadastrado.

(51) 99213 7686


E-mail

Você pode enviar sua manifestação através do e-mail ouvidoria@trt4.jus.br

Presencialmente

Avenida Praia de Belas, 1100 - térreo, bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS.


Correspondência

Ouvidoria da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul. 

Avenida Praia de Belas, 1100 - térreo. Porto Alegre/RS. CEP 90110-903

Consulte o andamento da sua manifestação pelos seguintes canais:

No momento do envio da manifestação ou pedido de acesso à informação (SIC), será gerado um número de protocolo e uma chave de acesso, que será útil caso deseje acompanhar a movimentação da sua manifestação em trâmite na Ouvidoria.

Para tanto, basta utilizar o código de acesso gerado a partir do envio da manifestação através do Link: https://proad.trt4.jus.br/proad/pages/consultamanifestacao.xhtml

Por fim, o acompanhamento também pode ser feito por meio de contato telefônico ou e-mail.

Telefone: (51) 3255 2200 ou 0800 725 5350

E-mail: ouvidoria@trt4.jus.br


Fonte: Secretaria de Comunicação Social, Ouvidoria
Última atualização: 14/11/2024 17:40
Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista