TRT-RS conquista o Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2025
Laís Helena Nicotti e Diogo Grimberg.
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) conquistou o Selo Diamante, importante distinção do Prêmio CNJ de Qualidade. A entrega do prêmio ocorreu nesta terça-feira (2/12), durante o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Florianópolis (SC).
A comitiva gaúcha foi composta pelo presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa; pela corregedora regional, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti; pela juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier; pelo secretário-geral da Presidência, Diogo de Seixas Grimberg; e pela diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica, Bárbara Burgardt Casaletti.
O TRT gaúcho alcançou o percentual de 91,5% na avaliação da premiação, índice que representa o terceiro melhor desempenho entre os 24 TRTs do país. O tribunal apresentou avanço expressivo em todos os indicadores, superando seu próprio desempenho e subindo ao patamar mais alto da premiação.
Para o presidente Martins Costa, o resultado representa um marco institucional. “O Selo Diamante simboliza a maturidade das nossas entregas. Mostra que o TRT-RS não apenas manteve seu compromisso com a excelência, como conseguiu avançar de forma consistente em governança, inovação e resultados. É um reconhecimento que reflete a atuação coletiva de magistrados e magistradas, servidores e servidoras, e equipes técnicas. E demonstra o quanto evoluímos desde o ano passado.”
A corregedora regional, Laís Helena Jaeger Nicotti, também destacou a conquista: “Receber o Selo Diamante é motivo de orgulho para toda a Justiça do Trabalho gaúcha. Significa que nosso Tribunal está entre as instituições mais eficientes e transparentes do país. Esse resultado nos impulsiona a seguir aperfeiçoando processos, ampliando a produtividade e fortalecendo o atendimento à sociedade.”
O secretário-geral da Presidência, Diogo de Seixas Grimberg, destacou que “é um prêmio coletivo, de projeção nacional, que distingue o Tribunal a partir do conjunto de uma série de parâmetros, que vão da produção à transparência. Dia de bater palmas, portanto, a todo o quadro de pessoal da instituição”.
A secretária de Governança e Gestão Estratégica, Bárbara Burgardt Casaletti, ressaltou o esforço de toda a equipe do tribunal para a conquista. “Esse prêmio diamante é o resultado do trabalho coletivo de servidoras e servidores, magistrados e magistradas. Mesmo com tudo que aconteceu no ano de 2024 em função das enchentes, o TRT-RS conseguiu se superar e por isso recebeu esse reconhecimento."
A avaliação de 2025 consolida o TRT-RS entre os tribunais de melhor desempenho do Brasil, sendo celebrado no encontro nacional como exemplo de superação e aperfeiçoamento contínuo.
Reuniões setoriais
Durante a tarde desta terça-feira, no Encontro Nacional do Poder Judiciário, o desembargador Ricardo Martins Costa participou da reunião setorial da Justiça do Trabalho que debateu as metas para 2026. Também durante o evento, ocorreu o Fórum Nacional das Corregedorias, com participação da desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti.
Painéis
Dois painéis foram apresentados ao final do evento. O primeiro, que teve como tema “Panorama dos Tribunais Superiores”, contou com a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin, do vice-presidente do STF, ministro Alexandre de Moraes, do corregedor nacional de Justiça, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, da presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha, e do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Luiz Philippe Vieira De Mello Filho, e da secretária-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Clara Mota.
O evento foi encerrado com um painel conduzido pelo ministro Mauro Campbell Marques.


