Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/09/2022 10:55. Atualizada em: 02/09/2022 14:43.

Suspensa a possibilidade de fechamento de Varas do Trabalho no RS

Visualizações: 66
Início do corpo da notícia.
Ministro Emmanoel Pereira
Ministro Emmanoel Pereira, presidente do TST e do CSJT.

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Emmanoel Pereira, assinou na quarta-feira (31) o Ato CSJT.GP.SG N° 134Abre em nova aba. O ato suspende, até 30 de junho de 2023, a aplicação do artigo 27 da Resolução CSJT 296/2021Abre em nova aba, que trata da adequação da jurisdição ou transferência de unidades judiciárias. 

O artigo suspenso trazia o seguinte texto: "Art. 27. Os Tribunais devem adotar providências necessárias para adequação da jurisdição ou transferência de unidades judiciárias de primeiro grau, considerando critérios de movimentação processual, sociais, políticos, econômicos e orçamentários". Em janeiro deste ano, o CSJT divulgou a lista de 69 Varas do TrabalhoAbre em nova aba, distribuídas entre 19 TRTs, que apresentaram média inferior ao estabelecido pela resolução. Por isso, pelo artigo 27 ora suspenso, elas precisariam ser transferidas para outras sedes ou sofrer adequações na sua jurisdição. Entre as unidades listadas, nove são do Rio Grande do Sul: Alegrete, Arroio Grande, Encantado, Lagoa Vermelha, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Vitória do Palmar, Santiago e São Gabriel.

Contrário à possibilidade de fechamento das Varas, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região apresentou documentação ao CSJT com estudos socioeconômicos e geográficos de cada comunidade afetada. O órgão encaminhou, também, propostas de soluções alternativas internas para otimizar a estrutura jurisdicional da 4ª Região, sem necessariamente fechar unidades.

Audiência Pública na OAB/RS
Audiência Pública na OAB/RS

A possibilidade de fechamento das Varas gerou grande mobilização da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e  de outras entidades da comunidade jurídico-trabalhista, além dos poderes Executivo e Legislativo municipais. Audiências públicas foram realizadas na OAB/RSAbre em nova aba e na Assembleia LegislativaAbre em nova aba, em Porto Alegre, e nos municípios afetados (veja as notícias ao final da matéria). 

O presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, entende que a presença das Varas do Trabalho nos municípios não é apenas uma questão de acesso à Justiça, mas também de disponibilidade de serviços públicos essenciais, especialmente em cidades mais afastadas dos grandes centros. Conforme o magistrado, eventual fechamento de uma unidade faria com que os cidadãos tivessem que percorrer grandes distâncias – em alguns casos mais de 200 quilômetros – para participar de atos processuais em outra cidade. “Isso certamente desestimularia o ajuizamento de ações e a busca do trabalhador por seus direitos”, afirma Rossal.

Audiência pública

Nessa quinta-feira (1º), o juiz auxiliar da Presidência do CSJT, Luciano Athayde Chaves, participou de audiência pública sobre o tema, promovida pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Na audiência, o magistrado, que representou a presidência do conselho, informou sobre a publicação do ato que suspendeu a validade do artigo 27 da Resolução 296/2021. Segundo ele, apesar de a norma não prever, necessariamente, a extinção de Varas Trabalhistas, o texto gerou dúvidas e questionamentos e, por essa razão, será debatido e aprimorado. O magistrado ressaltou, inclusive, que a Presidência do CSJT é contrária a qualquer extinção de Varas. 

Conforme o juiz, a suspensão possibilitará que a nova gestão do TST e do CSJT dialogue com todos os atores sobre o tema. Além disso, informou que um relatório circunstanciado sobre a audiência será entregue à equipe de transição, de modo a contribuir no aperfeiçoamento do texto da resolução.

Leia também:

Resolução CSJT 296: Presidente Francisco Rossal participa de audiência pública na OAB/RSAbre em nova aba

Audiência pública na Assembleia Legislativa defende manutenção de nove Varas do Trabalho no RSAbre em nova aba

Comunidade de Santiago se mobiliza em defesa da manutenção da Vara do TrabalhoAbre em nova aba

Reunião-almoço em Santa Vitória do Palmar defende permanência da Vara do Trabalho no municípioAbre em nova aba

Alegrete promove audiência pública em defesa da Vara do TrabalhoAbre em nova aba

Audiência Pública em Encantado mobiliza comunidade em defesa da manutenção da Vara do Trabalho na regiãoAbre em nova aba

Audiência pública em Arroio Grande defende permanência da Justiça do Trabalho na cidadeAbre em nova aba

Presidente do TRT-4 aborda o tema em reunião com políticos de 13 municípios da fronteira oesteAbre em nova aba

Reunião-almoço em Rosário do Sul marca mobilização da cidade em defesa da permanência da Vara do TrabalhoAbre em nova aba

 Comunidade de São Gabriel se mobiliza em defesa da manutenção da Vara do TrabalhoAbre em nova aba

Presidente Rossal ressalta importância do acesso à Justiça durante reunião com prefeitos em SananduvaAbre em nova aba

Presidente do TRT-4 visita Lagoa Vermelha para defender a manutenção da Justiça do Trabalho na regiãoAbre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4), com foto e informações do TST e do CSJT
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista