imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

01/06/2021 19:12

Equidade Racial: Segundo eixo do Fórum debateu o tema “Ciência a serviço das relações de trabalho”

Início do corpo da notícia.
Início do corpo da notícia.

LogoForumX3 (3).jpgNo eixo "Ciência nas Relações de Trabalho" do Fórum pela Equidade Racial, professores de diversas instituições de ensino de Caxias do Sul falaram sobre as ações desenvolvidas nessas entidades quanto à equidade racial e à diversidade. Clique nos links ao longo desta notícia para assitir às palestras e acesse ao final do texto todas as matérias sobre o evento. 

AnaCamardelo2 - 1 (1).jpgA professora Ana Maria Paim Camardelo, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), falou da importância das ações desenvolvidas na universidade, em um contexto de redução de políticas públicas e de aumento das desigualdades. Ela também ressaltou a relevância de se utilizar o conceito de racismo estrutural como balizador dessas iniciativas. Como exemplos de projetos desenvolvidos pela UCS, a professora citou, dentre outros, o Núcleo de Acolhimento da Diversidade, que fomenta debates sobre racismo e outros temas de equidade junto aos estudantes, a promoção de seminários e cursos sobre racismo na área jurídica, sobre dinâmicas de discriminação e sobre imigração e direitos humanos, além  do estímulo à produção de teses e dissertações baseadas na pesquisa sobre esses temas. (Assista ao vídeo)

JoaoLuisWeber2 - 1 (2).jpgIntegrante da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), o professor João Luis Almeida Weber também destacou ações da instituição quanto à equidade racial, tais como o projeto Diversidade em Foco, do qual é coordenador. A iniciativa engloba os alunos de todos os cursos da Faculdade e também realiza atividades junto a escolas e empresas, identificando e recomendando ações voltadas a públicos diversos nessas instituições. O professor também ressaltou que a FSG possui uma disciplina sobre educação étnico-racial presente em todos os cursos. (Assista ao vídeo)

FernandaPimentel2 - 1 (1).jpgA professora Fernanda Pimentel, do grupo Uniftec, por sua vez, explicou que a instituição tem a discussão sobre diversidade como um dos pilares do seu método de ensino e procura realizar esse diálogo com os alunos em todos os cursos. Também, segundo Fernanda, são oferecidos, para todos os cursos, projetos sobre cultura e diversidade e de desenvolvimento de competências pessoais. Há uma preocupação, de acordo com aprofessora, em inserir na formação dos profissionais um olhar voltado para o humano, mesmo em um contexto de exaltação das tecnologias. (Assista ao vídeo)

O Fórum pela Equidade Racial foi realizado pelo Foro Trabalhista de Caxias do Sul em parceria com o Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, com o apoio e a participação de diversas instituições e entidades. 

Leia também as outras matérias sobre o evento: 

Abertura do Fórum destaca a importância da diversidade e do combate ao racismo

"A sustentabilidade não pode ser branconormativa e eurocêntrica, é preciso aprender com os povos originários", afirma Gleidson Dias

"Não haverá democracia, justiça e igualdade enquanto a sociedade não encarar de frente este perverso quadro de racismo", declara Reginete Bispo

Primeiro eixo do Fórum tratou da relação entre capital e trabalho

“Pensar em futuro para pessoas negras, é pensar em oportunidades iguais para todos nós”, declara Gabriela Oliveira

Segundo eixo do Fórum debateu o tema “Ciência a serviço das relações de trabalho”

Terceiro eixo do Fórum abordou a importância da inclusão social das vítimas de discriminação

"É urgente falarmos em ações de reparação", afirma a juíza Karen de Souza

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista