imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

01/06/2021 19:09

Equidade Racial: Primeiro eixo do Fórum tratou da relação entre capital e trabalho

Início do corpo da notícia.


LogoForumX3 (2).jpgO primeiro eixo do Fórum pela Equidade Racial abordou a relação entre capital e trabalho, pela perspectiva do Estatuto da Igualdade Racial brasileiro e da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, promovido pelo Foro Trabalhista de Caxias do Sul, transcorreu ao longo de todo dia, contando com diversos debates e conferências. Clique nos links ao final de cada parágrafo para assitir às palestras e acesse, ao final do texto, as demais matérias sobre a atividade.  

2021.05.28 - Caxias 810p - Beth Carvalho.pngAbrindo as manifestações do eixo, Elizabeth Ercolani de Carvalho, gerente do Núcleo de Recursos Humanos do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac gaúcho, relatou ações afirmativas por eles implementadas: “desterceirização” das atividades de serviços gerais; promoção da igualdade de gênero no quadro, inclusive entre gestores; vinculação à consultoria Great Place to Work. Referiu o acolhimento dado aos imigrantes haitianos desde 2017: “nos tornamos um grupo mais rico, com um repertório maior, por atendermos públicos com uma situação diferente da nossa”. Mencionou ainda a Cartilha sobre Palavras Racistas, documento surgido pelo esforço do programa de diversidade da entidade, o Paratodos. Assista à palestra na íntegra.  

2021.05.28 - Caxias 810p - Rogério.pngO diretor executivo da Mobilização por Caxias do Sul (MobiCaxias), Rogério da Silva Rodrigues, descreveu a atuação do grupo na concretização do projeto Caxias 2040, que busca o desenvolvimento da cidade. No ano passado, os trabalhos da associação resultaram na Agenda Eleições 2020, entregue a todos candidatos municipais, e que reúne propostas de priorizações à gestão pública, explicou. Esclareceu que o documento é integrado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU, particularmente os de trabalho decente e crescimento econômico (8), indústria, inovação e infraestrutura (9) e redução de desigualdades (10). Assista à palestra na íntegra.

2021.05.28 - Caxias 810p - Maristela.pngEm seu discurso, a vice-presidente de Serviços da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) municipal, Maristela Tomasi Chiappin, destacou a importância de cada pessoa ter uma postura permanente de respeito à diversidade, no mercado de trabalho e na vida pessoal. Sublinhou a essencialidade da educação na construção de um pensamento inclusivo, assim como a influência do ambiente de trabalho na saúde dos colaboradores. “As lideranças precisam ser inspiradoras, levar adiante este exemplo; e também cobrar, quando necessário, para que toda a instituição aplique esses valores”, concluiu. Assista à palestra na íntegra.

2021.05.28 - Caxias 810p - Eremi.pngRepresentando os sindicatos de trabalhadores do município, Eremi Melo identificou avanços nos últimos anos do Brasil, consolidados nas políticas de cotas raciais para ingresso nas universidades e concursos públicos, assim como na criação do Estatuto da Igualdade Racial. Ainda assim, chamou atenção para as desigualdades ainda não resolvidas, escancaradas na diferença de remuneração entre negros e brancos, por exemplo. Para corroborar seu ponto, trouxe dado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estaística(IBGE), pelo qual a média salarial dos trabalhadores negros era inferior em 45% ao valor pago aos homens brancos; entre as mulheres, a desigualdade chega a 60%. Assista à palestra na íntegra.

antonioejoao (1).jpgAntonio Jorge Cunha, integrante do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Caxias do Sul (Comune), discorreu sobre a trajetória de criação e atual funcionamento do órgão, que tem dentre seus objetivos apoiar o Executivo a formular diretrizes e promover atividades para a defesa dos direitos da comunidade negra e para a eliminação das discriminações. Seu colega no coletivo, João Elderi Costa, secretário-geral, especificou algumas das atividades levadas a cabo pelo Comune: acompanhar casos de discriminação envolvendo trabalhadores; atender imigrantes haitianos e senegaleses na inserção no mercado de trabalho; promover ações de conscientização e culturais em datas históricas e comemorativas, assim como em escolas. Assista às palestras na íntegra de Antonio Cunha e João Elderi.

2021.05.28 - Caxias 810p - Lucas.pngSegundo o vereador Lucas Caregnato, da Frente Parlamentar de Combate às Intolerâncias da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, a conquista de espaço no legislativo por negros foi verificada nas eleições 2020 em muitos municípios brasileiros, inclusive no parlamento caxiense que tem, pela primeira vez, três representantes: ele e duas mulheres. “O Brasil, enquanto estado-nação, constitui-se lastrado no racismo estrutural: do ponto de vista histórico, a escravidão acabou há 133 anos, mas suas máculas e consequências mais atrozes seguem muito presentes na sociedade, de forma, muitas vezes, institucionalizada”, constatou o historiador. Assista à palestra na íntegra.

2021.05.28 - Caxias 810p - Alessandra.pngAlessandra Roseli Gertrudes Pereira, integrante do Comitê de Igualdade Racial do Núcleo  de Caxias do Sul do Grupo Mulheres do Brasil, explanou como funciona a entidade em nível nacional e municipal: busca fortalecer trabalhos existentes, por meio da visibilidade, apoio e ampliação. Falou sobre as colaborações trazidas pelo Estatuto da Igualdade Racial, dentre as quais o Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir), sob responsabilidade federal e dando apoio a instâncias estaduais e municipais. Mas lamentou o fato de, nos últimos dois anos, a União não ter publicado editais de destinação de verbas para implementar projetos. Assista à palestra na íntegra.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
horizontecapacitação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista