Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/12/2019 14:07. Atualizada em: 10/12/2019 12:28.

Sessão solene ratifica posse de quatro desembargadores do TRT-RS

Visualizações: 2
Início da galeria de imagens.
Fotografia dos desembargadores Roger Ballejo Villarinho, Simone Maria Nunes, Maria Silvana Rotta Tedesco e Rosiul de Freitas Azambuja
Rosiul de Freitas Azambuja, Simone Maria Nunes, Maria Silvana Rotta Tedesco e Roger Ballejo Villarinho
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) promoveu, nessa sexta-feira (6/12),  a Sessão Solene de Ratificação de Posse dos desembargadores Roger Ballejo Villarinho, Simone Maria Nunes, Maria Silvana Rotta Tedesco e Rosiul de Freitas Azambuja. O evento ocorreu no Plenário Milton Varela Dutra, com a presença de representantes da Administração do Tribunal, autoridades, magistrados, servidores, familiares, amigos e convidados dos empossados. Os quatro magistrados já haviam tomado posse em gabinete anteriormente.

Acesse o álbum de fotos do evento.Abre em nova aba

Na abertura do evento, a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, falou sobre a trajetória dos desembargadores empossados. "Todos trilharam longos percursos, com a persistência dos grandes e a certeza de que o lugar na história do TRT-RS que lhes estava destinado em um momento do tempo se concretizaria", afirmou. 

A magistrada também relembrou a história da Justiça do Trabalho, os ataques que a Instituição vem sofrendo e sua relevância para a sociedade. "São grandes os desafios que espreitam a magistratura trabalhista", observou, ressaltando a importância de pessoas comprometidas com a defesa do Judiciário. "Vejo os novos integrantes do Tribunal nessa categoria de líderes, que já demonstraram ao longo de suas trajetórias coragem e determinação", declarou. 

O desembargador Roger Ballejo Villarinho, que ingressa no TRT-RS em vaga reservada ao Quinto Constitucional, falou sobre sua experiência na advocacia e no Ministério Público, e observou que seu ingresso na Justiça do Trabalho ocorre em um momento histórico desafiador. O desembargador afirmou que, atualmente, esse ramo especializado do Judiciário exige ainda mais estudo e reflexão dos magistrados, "e sobretudo intrepidez para conferir ao Direito aplicação consentânea à necessidade de pacificação dos conflitos, à luz da evolução das relações sociais". 

A desembargadora Simone Maria Nunes afirmou que, para o exercício da magistratura, não basta ser independente, imparcial e produtivo, mas também é necessário que se tenha otimismo e esperança. A empossada lembrou momentos em que a Justiça do Trabalho sofreu ataques parecidos com os atuais e observou que os obstáculos no passado foram vencidos. Também destacou que o magistrado só consegue aplicar a Justiça se acreditar na possibilidade de dias melhores. "Não podemos nos contagiar pela indiferença ou pelo conformismo", declarou. 

A desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco observou que as duas grandes realizações na carreira da magistratura trabalhista são a possibilidade de distribuir justiça e a de exercer a humanidade no trabalho diário. "O juiz do Trabalho tem um duplo papel: o de técnico julgador e o de juiz social humano, que deve contribuir para a construção de um mundo melhor", afirmou. A magistrada concluiu que para o enfrentamento dos desafios contemporâneos é preciso ter coragem, sem perder a confiança na construção de um mundo em que haja paz e justiça social. 

O desembargador Rosiul de Freitas Azambuja lembrou o dia em que ingressou na Justiça do Trabalho e as dificuldades que enfrentou ao longo de sua carreira. O desembargador também falou sobre os obstáculos que têm surgido à aplicação do Direito do Trabalho. "O momento é de reflexão e reação, não podemos esperar que a tempestade passe de braços cruzados", declarou. O desembargador concluiu ressaltando que sente orgulho de sua história na Instituição. "Toda minha vida profissional foi trilhada nessa Justiça: estagiário, juiz e agora desembargador", comentou. 

Saiba mais sobre os novos desembargadores

Roger Ballejo Villarinho é Natural de Caxias do Sul (RS) e atuou por oito anos como advogado antes de ingressar no MPT-RS, em outubro de 2010. Como procurador do Trabalho, ele exerceu suas atividades em Passo Fundo (titular do 1º ofício da Procuradoria do Trabalho), Caxias do Sul (titular do 3º ofício), Novo Hamburgo (titular do 1º ofício) e depois Porto Alegre, na função de procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional do Trabalho. Entre 2017 e 2018, compôs a administração da Procuradoria Regional do Trabalho da 4 ª Região (PRT-4ª), exercendo a função de Procurador-Chefe Substituto. Sua nomeação para desembargador do TRT-RS foi publicada em 25 de setembro de 2018Abre em nova aba, e sua posse em gabinete ocorreu em no dia 28 de setembro de 2018Abre em nova aba. Atua na 1ª Seção de Dissídios Individuais e na 11ª Turma Julgadora.  

Simone Maria Nunes é natural de Montenegro (RS). Ela atuou como advogada trabalhista, inicialmente na defesa de trabalhadores e, posteriormente, como advogada do município de Montenegro. Tomou posse como juíza substituta em 23 de novembro de 1992. Foi promovida ao cargo de juíza titular em 9 de junho de 1996, assumindo a 1ª Vara do Trabalho de Uruguaiana. Também passou pela VT de Três Passos (1998-2000), pela 1ª VT de Sapiranga (2000 a 2005) e pela 2ª VT de Cachoeirinha (de 2005 até hoje, tendo sido a única magistrada lotada nesta Vara desde sua criação). Foi nomeada desembargadora do TRT-RS no dia 19 de novembro de 2018Abre em nova aba, e sua posse em gabinete ocorreu no dia 21 de novembro de 2018Abre em nova aba. Integra a Seção Especializada em Execução e a 10ª Turma Julgadora. 

Maria Silvana Rotta Tedesco é natural de Erechim (RS). Ela ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 19 de agosto de 1993. Após atuar três anos como juíza substituta, foi promovida a titular em 6 de agosto de 1996, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de São Borja. Também esteve à frente da 1ª VT de Erechim (2002), da 3ª VT de Novo Hamburgo (2002-2003) e da 9ª VT de Porto Alegre (desde 2003). Foi nomeada desembargadora do TRT-RS no dia 1º de outubro de 2019Abre em nova aba e sua posse em gabinete ocorreu no dia 2 de outubro de 2019Abre em nova aba. Integra a 1ª Seção de Dissídios Individuais e  a 3ª Turma Julgadora. 

Rosiul de Freitas Azambuja é natural de Encruzilhada do Sul (RS). Também tomou posse como juiz substituto da Justiça do Trabalho da 4ª Região em 19 de agosto de 1993. Foi promovido a juiz titular em 10 de fevereiro de 1999. Exerceu a titularidade das Varas do Trabalho de Cruz Alta (1999), Vacaria (1999-2002) e 3ª de São Leopoldo (desde 2002). Foi nomeado desembargador do TRT-RS no dia 1º de outubro de 2019Abre em nova aba e tomou posse em gabinete no dia 2 de outubro de 2019Abre em nova aba. Atua na 1ª Seção de Dissídios Individuais e na 1ª Turma Julgadora. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista