Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 21/09/2023 12:37. Atualizada em: 21/09/2023 13:09.

FestLabs em Porto Alegre: durante encerramento, autoridades reconheceram o poder da inovação no Judiciário

Visualizações: 583
Início do corpo da notícia.
Representantes em pé, no palco
Representantes dos Tribunais organizadores

Foi encerrado, na tarde de terça-feira (19), o 3º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (III Festlabs). A programação do evento contou com palestras, oficinas e debates ao longo dos dias 18 e 19, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, e reuniu cerca de 400 magistrados e servidores dos diversos tribunais brasileiros. Nesta edição, o Festlabs foi organizado por todos os tribunais sediados no Rio Grande do Sul: Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), Tribunal de Justiça do RS (TJ/RS), Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE/RS), Tribunal de Justiça Militar do RS (TJM/RS) e a Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JF/RS). A iniciativa contou com o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Acesse aqui o álbum de fotos do Encontro.Abre em nova aba

Leia também:

Festlabs em Porto Alegre: Automatiza TRT-4 e Inteligência Artificial no STF fizeram parte da programação da tarde do primeiro dia do eventoAbre em nova aba

FestLabs em Porto Alegre: Começa evento nacional sobre inovação no Poder JudiciárioAbre em nova aba

dr Fabiano
Fabiano Holz Beserra

Na solenidade de finalização do III Festlabs, o vice-diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Fabiano Holz Beserra, agradeceu à organização do evento, formada pelo conjunto dos Tribunais do Rio Grande do Sul, bem como ao público presente. "Esse Encontro foi mais um reconhecimento do poder da inovação, das tecnologias e das práticas inovadoras no Poder Judiciário", pontuou. "Foi justamente essa capacidade de nos reinventarmos que permitiu que continuássemos trabalhando durante a Pandemia. A Justiça foi um serviço essencial que não parou durante aquele período. Isso se deve não apenas aos dirigentes dos tribunais, mas a todos e todas vocês aqui presentes. Por isso meu agradecimento", concluiu.

Já a juíza-auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, Lívia Cristina Marques Peres, aproveitou o encerramento do evento para dar alguns avisos em nome do Conselho. Conforme a magistrada, já foi a provada uma Resolução pelo órgão para instituir um prêmio de inovação no Poder Judiciário. A iniciativa deve passar por regulamentação em seguida. Outra novidade, segundo a juíza, foi a inclusão do Festlabs como evento anual integrante do calendário oficial do CNJ. "Nas edições anteriores, o Festlabs era organizado por um único tribunal. O Rio Grande do Sul deu um passo adiante ao fazer uma associação de tribunais para organizar o evento. O CNJ está muito satisfeito e considera que atendeu aos objetivos definidos para apoiar essa iniciativa", ressaltou a magistrada.

Todas as autoridades presentes ressaltaram a importância da inovação nos órgãos do Poder Judiciário, bem como o caráter coletivo da criação e execução de novas práticas, uma vez que as ideias novas surgem com mais facilidade a partir de múltiplos pontos de vista.

ctg
CTG Tiaraju

Também participaram do encerramento as seguintes autoridades: 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Alberto delgado Neto, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Fernando Quadros da Silva, representante do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargadora Patrícia Silveira Oliveira, ouvidor e presidente da Comissão de Inovação da Justiça Militar Estadual, desembargador sérgio Antônio Brum, vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul, juiz Fábio Dutra Lucarelli.

A solenidade de encerramento contou, ainda,  com uma apresentação artística do CTG Tiaraju.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias