Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/01/2022 16:40. Atualizada em: 08/02/2022 10:52.

Oportunidade: credores do Estado do RS, autarquias e fundações públicas estaduais poderão receber seus precatórios por meio de acordo

Visualizações: 48
Início do corpo da notícia.

rodada precatórios.jpgO Governo do Rio Grande do Sul anunciou, nesta segunda-feira (24/1), a abertura da 8ª Rodada Conciliatória de PrecatóriosAbre em nova aba, a maior da história do Estado. Leia aqui o editalAbre em nova aba. Estão sendo chamados todos os credores de precatórios devidos pelo Estado do Rio Grande do Sul e pelos entes integrantes da administração indireta (autarquias e fundações).

Na Justiça do Trabalho da 4ª Região (RS), há 3.677 precatórios estaduais a serem pagos, totalizando R$ 1,23 bilhão. Os credores poderão solicitar o pagamento dos seus precatórios por meio de acordo. A solicitação deverá ser feita entre 4 de fevereiro e 11 de março, na página do Juízo Auxiliar de Precatórios (JAP)Abre em nova aba do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).  Nesta rodada, o acordo terá deságio de até 40%. Após o envio do pedido pelo site, o credor receberá uma proposta e terá até 10 dias para aceitar ou recusar. Além dos créditos principais, também está previsto o pagamento de honorários periciais e sucumbenciais.

coletiva - rodada de precatórios.jpg
Governador Eduardo Leite e procurador Eduardo da Costa

Estão sendo convocados os credores de cerca de 65 mil precatórios do Tribunal de Justiça (TJRS), do TRT4 e do Tribunal Regional Federal (TRF4). A iniciativa vem sendo tratada desde o final de 2021, quando foi assinado um termo de cooperação entre o Governo do Estado e os três tribunaisAbre em nova aba.

O anúncio da 8ª Rodada Conciliatória de Precatórios ocorreu em coletiva de imprensa virtual do governador Eduardo Leite e do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa. O evento teve a participação da juíza auxiliar de Precatórios do TRT4, Carolina Hostyn Gralha, e da coordenadora do JAP, servidora Márcia Jaqueline Leal Vargas.

Os formulários de inscrição para o pagamento via acordo estão na página do JUÍZO AUXILIAR DE PRECATÓRIOS.Abre em nova aba

Precatórios

Precatórios são ordens de pagamento expedidas pelo Poder Judiciário quando a Fazenda Pública é condenada a pagar algum valor ao autor de ação judicial transitada em julgado. Para poder organizar o pagamento, os precatórios, expedidos pelo tribunal onde o processo judicial tramitou, são anualmente inscritos no orçamento público para pagamento conforme ordem cronológica de apresentação. O Estado do RS, mensalmente, destina 1,5% da Receita Corrente Líquida ao pagamento de precatórios, valor que representa aproximadamente R$ 65 milhões.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4). Foto: vtupinamba (DepositPhotos) e Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Tags que marcam a notícia:
serviçojurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista