Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/11/2019 16:13. Atualizada em: 18/11/2019 16:41.

Recursos de Revista – 2018 e 2019

Visualizações: 37
Início da galeria de imagens.
Foto do vice-presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, falando durante reunião da Assessoria de Recurso de Revista e Gabinete da vice-presidência..
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

1. Números 

Já antes do final do ano, ocorreu reunião da Assessoria de Recurso de Revista e Gabinete da vice-presidência.

Foram examinados os números de processos para exame da admissibilidade ou não recurso de revista, com envio ou não para Brasília.

Nos primeiros seis meses de 2018, havia o ingresso de 3 mil recursos mensalmente e eram proferidos 2 mil despachos. Acaso mantido aquele rumo, chegar-se-ia ao final deste ano de 2019 com 60 mil recursos para exame; isto não aconteceu.

Nos meses mais recentes, foi estabilizado o número de recursos pendentes de análise. Mais ainda, em vários meses, o número de decisões de admissibilidade (admitindo ou não) superou o número de recursos interpostos.

Em outubro deste 2019, foram proferidos 505 despachos a mais do que o ingresso de recursos, https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/274964Abre em nova aba.

Bem menos de 60 mil; são 40 mil recursos para exame, os quais estão em 32.809 mil processos; alguns processos, tem mais de um recurso.

Nestes dois anos, foram realizadas reuniões com os Presidentes de Turmas e, inclusive, separadamente com 8 dentre as 11 Turmas do Tribunal:

https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/196608Abre em nova aba
https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/197288Abre em nova aba
https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/205396Abre em nova aba

2. Informática

A Secretaria de Tecnologia da Informação levou ao setor importantes experiências e contribuições.

Uma experiência importante, a ser aprimorada, foi a ferramenta para comparação de textos e busca documentos.

A apresentação dos dados estatísticos por Turma, tema, relator, data e advogados no site do Tribunal foi um grande aprimoramento. Dá maior transparência e viabiliza a melhor atuação de todos. Está disponível a todos, em https://dados.trt4.jus.br/extensions/RR/RR.htmlAbre em nova aba.

Mais recentemente, o aqui denominado I-con, Índice de Conciliabilidade, tem possibilitado a seleção de processos para as pautas de conciliações em cidades do Interior.

Em breve, o conceito de “cluster” nos será mais conhecido. Já se consegue saber, por exemplo, que existem 2.262 processos pendentes sob o tema “entes públicos – tomador de serviços”, https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/274964Abre em nova aba.

3. Juiz Auxiliar, Chefias e Servidores 

O Órgão Especial de 14 de junho de 2019 aprovou a possibilidade de existência de juiz auxiliar para atuar no setor. Foi indicado o Juiz Vinicius de Paula Loblein.

Existem juízes auxiliares nos TRTs de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros.

Andrea Simões da Costa é a assessora chefe do setor. Já esteve ali por duas ocasiões, totalizando 14 anos. Alessandra Karina Panciera Scota é a Assessora Substituta. Igualmente trabalha há muito no setor, já tendo completado 17 anos no mesmo.

O número total de servidores tem variado entre 20 e 30. Os estagiários têm sido em número próximo de 5. Isto viabilizou a elaboração de aproximadamente 200 despachos por dia.

Nos serviços afins as chefias são Jose Leopoldo Tiecher Bronfmann e Carmen Rosane da Silva Carvalho, todos vinculados ao Onelio Luis Soares Santos.

4. Conciliações 

Em março e abril de 2018, iniciou na Região a realização de audiências de conciliações de processos nesta fase recursal.

Ocorreram especialmente nas quartas-feiras, quase sempre perante o vice-presidente. Os resultados obtidos foram elevados: https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/conciliacoes-segundo-grau

Também foram realizadas pautas de conciliações em Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Caxias do Sul, São Leopoldo e Canoas. Estão programadas para Novo Hamburgo e Santa Maria ainda este ano.

Estas atividades levaram, junto com I-con antes mencionado, ao conhecimento de que um terço dos processos tem valores da condenação e depósitos recursais muito próximos.

5. Estudos 

Foram realizadas, junto com o NUGEP – Núcleo de Gestão de Precedentes , palestras com os juízes Cesar Zucatti Pritsch, Francisco Rossal de Araújo e Aline Doral Stefani Fagundes.

Os auditórios da Escola Judicial e da Femargs foram lotados em dois eventos.

O Seminário Escola foi em outubro de 2018, https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/194725.Abre em nova aba

O Ciclo de Debates na Femargs foi em agosto de 2019:

https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/250855Abre em nova aba
https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/252271Abre em nova aba
https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/253790Abre em nova aba
https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/255370Abre em nova aba

Estiveram presentes nestes estudos a Presidente do TRT Desembargadora Vânia Cunha Mattos, a Ministra do TST Maria Helena Mallmann, além de juízes, advogados e servidores.

6. Muitíssimo satisfeito 

Na reunião de pré encerramento, o vice-presidente disse estar “muitíssimo satisfeito” com a equipe. Na metade de novembro já se alcançará o mesmo número de despachos do ano passado, ou seja, teremos um mês e meio a mais de despachos neste ano.

Após a reunião, houve jantar de confraternização.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto da Vice-Presidência do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
vice-presidência
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista