Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 22/06/2022 18:32. Atualizada em: 23/06/2022 12:24.

Palestra sobre ampliação do acesso à Justiça marca encerramento da Reunião do Coleprecor no TRT-4

Visualizações: 5
Início do corpo da notícia.

WhatsApp Image 2022-06-22 at 17.28.18 (1).jpegO encerramento da 5ª Reunião Ordinária do Coleprecor contou com uma palestra da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima. Sob o título "Justiça do Trabalho Presente: uma política pública de ampliação do acesso à Justiça", a magistrada falou sobre as iniciativas do TRT-14 para ampliar o acesso aos serviços da Justiça do Trabalho nos estados de Rondônia e Acre, que têm como uma das características as longas distâncias entre localidades e o difícil acesso.

Acesse o álbum de fotos da 5ª Reunião Ordinária do Coleprecor

Como explicou a desembargadora, em muitos casos em que é necessária a presença da Justiça do Trabalho no interior dos estados, servidores e magistrados precisam se deslocar por meio de locação de aeronaves ou por vias fluviais, sendo que esse deslocamento pode ser moroso e caro. Segundo a magistrada, até pouco tempo esse contato com os jurisdicionados era feito por meio das Varas do Trabalho itinerantes, o que possibilitava a presença de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho cerca de três vezes por ano em algumas comunidades. "Isso é verdadeiramente a presença do Estado?", indagou a magistrada.

Considerando esse contexto, o TRT-14 desenvolveu ferramentas virtuais que possibilitam a prestação dos serviços por meio da internet. Exemplos disso são o Núcleo de Atendimentos e Atermação Virtual e a assistente virtual Raíra. No primeiro caso, trata-se de um sistema que permite aos cidadãos registrar petições por meio de ferramentas on-line ou por telefone, facilitando o "jus postulandi", ou seja, os casos em que os próprios trabalhadores postulam suas ações trabalhistas, sem a assistência de advogados. O segundo recurso é uma assistente virtual presente no portal do TRT-14, caracterizada, conforme Maria Cesarineide, como uma mulher comum acreana ou rondoniense. A assistente procura simplificar a linguagem e atender de forma prática as dúvidas dos cidadãos.

No entanto, como existem problemas de acesso à internet em muitas comunidades do interior, o Tribunal também está realizando parceria com diversas instituições públicas, como Defensoria Pública, prefeituras e câmaras de vereadores, além de outros órgãos do Poder Judiciário, para levar os serviços da Justiça do Trabalho para essas localidades. Nessas parcerias, os órgãos disponibilizam servidores e recursos físicos para que os jurisdicionados acessem o balcão virtual do TRT-14 e realizem atos processuais. Como um dos exemplos dessas parcerias, a desembargadora citou um caso de uma mulher indígena, cujo marido, um trabalhador, morreu em acidente de trabalho. Ela foi transportada até uma unidade da Fundação Nacional do Índio (Funai), onde pôde registrar sua reclamação trabalhista. "Com essas iniciativas, queremos lembrar nossa principal missão, que é servir e dar esperança aos cidadãos que mais precisam", destacou a desembargadora.

Encerramento

Após a palestra, o presidente do Coleprecor e do TRT-17 (ES), desembargador Marcello Maciel Mancilha, registrou seu agradecimento ao presidente do TRT-4 (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, à direção do Tribunal e a todos os servidores que auxiliaram no evento. "Nos sentimos muito prestigiados, em casa. Este foi um marco muito importante, uma nova forma de nos reunirmos, que renderá muitos estudos". O desembargador também agradeceu aos representantes da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), juízes Tiago Mallmann Sulzbach, atual presidente da entidade, e Márcio Lima do Amaral, presidente eleito, pela recepção acolhedora. 

Durante os dias 21 e 22 de junho, presidentes e corregedores dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho do país reuniram-se em Porto Alegre para a 5ª Reunião Ordinária do Coleprecor. As atividades ocorreram no Plenário do TRT-4. Paralelamente, também foram realizadas as reuniões dos diretores-gerais e dos gestores de Tecnologia da Informação dos TRTs.

Leia também: 

Presidentes e corregedores debatem desafios e oportunidades da Justiça do Trabalho

Trabalho híbrido e Justiça 4.0 foram temas de palestras no primeiro dia da Reunião do Coleprecor no TRT-4

Reunião de presidentes e corregedores de tribunais trabalhistas é aberta no TRT-4

Diretores-gerais da Justiça do Trabalho reúnem-se no TRT-4 para debater assuntos administrativos

TRT-4 é sede de reunião de diretores de TIC da Justiça do Trabalho entre os dias 20 e 22 de junho

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Juliano Machado (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista