Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/06/2022 21:58. Atualizada em: 20/06/2022 21:58.

TRT-4 é sede de reunião de diretores de TIC da Justiça do Trabalho entre os dias 20 e 22 de junho

Visualizações: 6
Início da galeria de imagens.
Foto de participantes
Cláudio Cassou
Carolina da Silva Ferreira
Firmo Ferreira Leal Neto
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) está sediando o encontro de diretores e secretários de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Justiça do Trabalho. O evento iniciou nesta segunda (20/6) e se estende até quarta-feira (22/6). As palestras ocorrem na Escola Judicial do TRT-4. 

O desembargador do TRT-4 Cláudio Antônio Cassou Barbosa, presidente do Comitê de Governança de TIC da 4ª Região, discursou na abertura do evento, juntamente com o juiz auxiliar da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Firmo Ferreira Leal Neto, e a secretária-geral do CSJT, Carolina da Silva Ferreira.

O desembargador Cláudio Cassou ressaltou que a pandemia evidenciou a importância da implantação do sistema Pje. “Com a pandemia, ficou muito claro como foi crucial ter iniciado a implantação do Pje há dez anos. Graças a ele, a Justiça do Trabalho conseguiu prestar jurisdição durante o período de isolamento social”. O desembargador enfatizou sua honra em participar do evento, que, segundo ele, demonstra que o trabalho realizado na tecnologia da informação e comunicação é compartilhado e democrático. 

O juiz Firmo Ferreira Leal Neto defendeu que a Tecnologia da Informação (TI) passou a ser uma área fim dentro do sistema judicial, considerando a conversão dos processos físicos em processos eletrônicos. Segundo ele, a TI possui uma grande responsabilidade e precisa estar constantemente preocupada com a segurança da informação. “Atualmente, os ataques são muito mais elaborados e em número muito maior. A performance dos invasores melhorou 98% entre 2019 e 2022. Atualmente, a cada 40 dias um tribunal sofre alguma ameaça de invasão digital”, explicou. 

Carolina da Silva Ferreira enfatizou que o CSJT é um parceiro dos tribunais e prioriza as pautas de tecnologia da informação. “Não teríamos avançado durante a pandemia sem a TI. Tribunais que não possuíam o avanço que a Justiça do Trabalho têm não conseguiram prestar jurisdição durante a pandemia. É preciso valorizar isso em um sentido social”, sustentou. Carolina declarou também que o TRT-4 possui uma posição de excelência em TI e é um grande aliado do CSJT, o que gera uma resposta muito positiva, na sua visão.  

A reunião prossegue com palestras e oficinas. Clique aqui para ver a programação completa.  

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Bárbara Frank e fotos de Daniel Dedavid (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista