Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 21/06/2022 15:54. Atualizada em: 21/06/2022 17:45.

Reunião de presidentes e corregedores de tribunais trabalhistas é aberta no TRT-4

Visualizações: 6
Início da galeria de imagens.
Mesa oficial, autoridades na nave e telão mostrando o desembargador Mancilha, presidente do Coleprecor
Mesa oficial do evento
Des. Marcello Mancilha (centro da mesa e no telão), presidente do Coleprecor e do TRT-17, abriu os trabalhos
Des. Francisco Rossal e Des. Marcello Mancilha
Des. Francisco Rossal e Des. Marcello Mancilha
Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS
Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS
Luiz Antonio Colussi, presidente da Anamatra
Luiz Antonio Colussi, presidente da Anamatra
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.


A 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) começou na tarde desta terça-feira (21), em Porto Alegre. O evento acontece no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. 

O presidente do Coleprecor e do TRT da 17ª Região (ES), desembargador Marcello Maciel Mancilha, abriu as atividades. O magistrado iniciou sua fala agradecendo a acolhida do TRT-4. O desembargador destacou o importante trabalho coletivo desempenhado pelo Coleprecor no diálogo com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) a respeito das demandas do TRTs. “É um trabalho de todos nós, que está produzindo frutos. Muito obrigado a todos vocês”, declarou.

Anfitrião do evento, o presidente do TRT-4, desembargador Francisco Rossal de Araújo, salientou a importância das reuniões do Colégio. Conforme o magistrado, os encontros abrem espaço para um diálogo leal, transparente e com foco institucional. “Nós pensamos no bem e no futuro da Justiça do Trabalho. Priorizamos o interesse público dos TRTs. Certamente essas serão as diretrizes que nortearão nosso debate neste encontro”, disse. Em uma mensagem acolhedora, Rossal afirmou que o TRT-4 abriu não apenas as portas físicas para o Coleprecor, mas também as portas do coração. “Agradeço a presença de todos e a confiança do Coleprecor em fazer esta reunião no RS. Espero que todos se sintam em casa”, concluiu.

Também presente no ato de abertura, o presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Leonardo Lamachia, parabenizou o Coleprecor pelo evento e o debate de temas atuais e relevantes para a cidadania e a advocacia. Referindo-se ao programa Justiça 4.0, uma das pautas da reunião, Lamachia manifestou o entendimento de que essa nova realidade precisa estar ao alcance de toda a sociedade e operadores do Direito. O presidente da OAB/RS também registrou, em sua fala, o profícuo diálogo da Administração do TRT4 com a entidade em diversas situações, como no processo de retomada das atividades presenciais.

O último pronunciamento da abertura ficou a cargo do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juiz Luiz Antonio Colussi. O magistrado, que integra o quadro da 4ª Região, falou sobre a atuação da Anamatra em defesa da Justiça do Trabalho junto a diversas instituições em Brasília. O dirigente também  abordou a situação de algumas matérias de interesse da magistratura trabalhista que tramitam no CSJT e no Congresso. Por fim, listou iniciativas recentes da associação, como a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ações em defesa da democracia.

A mesa oficial do ato de abertura também foi composta pela vice-presidente do Coleprecor, desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann (corregedora do TRT-15), e o secretário-geral, desembargador Daniel Viana Júnior (presidente do TRT-18). A atividade foi acompanhada por diretores-gerais e gestores de tecnologia da informação de TRTs, que realizam reuniões paralelas à do Coleprecor.

Pauta

Ainda nesta terça-feira, o economista e CEO da Regus & Spaces do Brasil, Tiago Alves,  autor do livro " Nem Home Nem Office”, vai palestrar sobre o hibridismo e o futuro do trabalho. Depois, o programa Justiça 4.0 será abordado pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), Firmo Ferreira Leal Neto.

Na quarta (22), os presidentes e corregedores farão uma dinâmica envolvendo desafios e oportunidades para a Justiça do Trabalho. A presidente do TRT da 14ª Região (RO/AC) e conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, encerrará a programação do encontro com uma abordagem sobre o tema:  "Justiça do Trabalho Presente: Uma política pública de ampliação do acesso à justiça".

Sobre o Coleprecor

O Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, composta pelos presidentes e corregedores do Poder Judiciário Trabalhista. Integram também o Coleprecor os ministros que exercem a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, e a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. 

A entidade tem como objetivo defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais da JT, promover a integração dos TRTs de todo o território nacional e a intermediação das relações entre a Justiça do Trabalho e os poderes constituídos, além de fomentar o estudo de temas jurídicos e de questões judiciais de repercussão, buscando a uniformização de entendimentos, respeitadas a autonomia e as peculiaridades locais.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e fotos de Érico Ramos e Bárbara Frank (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista