Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 05/04/2022 20:30. Atualizada em: 05/04/2022 20:31.

Prédio-sede do TRT-4 recebe iluminação alusiva ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o autismo

Visualizações: 69
Início do corpo da notícia.

Fachada do prédio-sede do TRT-RS, iluminada na cor azul. A foto é de baixo para cima, mostra o letreiro da Justiça do Trabalho e as janelas da frente do edifício.As luzes foram instaladas na última sexta-feira (1º/4), em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo. Estima-se que uma em cada 100 crianças no mundo apresenta o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A cor azul deve-se ao fato de que a maior incidência ocorre em meninos.

O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que tem, entre suas características, a dificuldade na comunicação e na interac¸ão social, e padrões de comportamentos repetitivos. As pessoas com autismo também podem apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. O Ministério da Saúde alerta que o diagnóstico oportuno e o devido encaminhamento em idade precoce podem levar a melhores resultados a longo prazo. 

A Organização Mundial da Saúde ressalta a importância de que, após o diagnóstico, as pessoas com autismo, bem como seus cuidadores, recebam informações, serviços, encaminhamentos e apoio prático, de acordo com suas necessidades individuais. O preconceito também é um obstáculo a ser enfrentado. A entidade observa que as pessoas com TEA são frequentemente sujeitas à estigmatização, discriminação e violações de direitos humanos.

Leia também: 

Conheça o podcast "Introvertendo", uma fonte de informação sobre autismo a partir de quem vivencia o transtorno

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS com informações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista