Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/10/2019 14:54. Atualizada em: 06/11/2019 16:23.

Evento em Caxias do Sul debaterá segurança no trabalho e assédio moral e sexual. Inscrições abertas!

Visualizações: 38
Início do corpo da notícia.

30-evento-trabalho-seguro.jpgO Programa Trabalho Seguro promoverá no próximo dia 13 de novembro, das 8h às 17h, em Caxias do Sul (RS), o evento “Violência no Trabalho: enfrentamento e superação”. A atividade debaterá questões relativas a assédio moral e sexual, bem como as recentes alterações nas normas regulamentadoras sobre saúde e segurança no trabalho. O evento é aberto ao público e gratuito, e acontecerá no Teatro da UCS (R. Francisco Getúlio Vargas, 1130). As inscrições podem ser feitas neste link.

30-evento-trabalho-seguro-2.jpgA programação conta com cinco palestras e um espaço para debates. As duas primeiras apresentações abordarão as mudanças nas normas regulamentadoras. Na sequência, três palestras tratarão do assédio moral e sexual, sob diferentes pontos de vista: a visão do empregador, a visão do trabalhador e os impactos na saúde mental das vítimas. A solenidade de abertura terá o pronunciamento de autoridades e representantes de entidades ligadas ao mundo do trabalho.

O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa nacional do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho. No Rio Grande do Sul, é desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Seu principal objetivo é realizar campanhas, ações e eventos que promovam a conscientização e a cultura da prevenção, com vistas a contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho no Brasil. Para isso, o programa busca articulação com instituições públicas federais, estaduais e municipais, além de aproximação a atores da sociedade civil, como entidades representantes de empregadores e empregados, assim como instituições de pesquisa e ensino.

Confira a programação completa do evento:

MANHÃ (início às 8h)

 Solenidade de Abertura:

  • Desembargadora Vania Cunha Mattos –  Presidente do TRT-RS
  • Juiz do Trabalho Marcelo Porto – Titular da 6ª VT de Caxias do Sul e Gestor Regional do Programa Trabalho Seguro
  • Procurador-regional do Trabalho Vitor Hugo Laitano –  Procurador-chefe substituto do Ministério Público do Trabalho no RS (representando a procuradora-chefe do MPT-RS, Mariana Furlan Teixeira)
  • Tenente-Coronel Ederson de Albuquerque Cunha –  Secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul (representando o prefeito Daniel Guerra)
  • Vereador Renato de Oliveira –  Presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (representando o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Flávio Cassina) 
  • Auditor-fiscal do Trabalho Vanius João de Araújo Corte – Gerente da Gerência Regional do Trabalho em Caxias do Sul (representando Bruno Campos Aranha, chefe de setor da Gerência Regional do Trabalho em Caxias do Sul)
  • Coronel Leandro Fernandes Moraes – Comandante do 3º GAAAe de Caxias do Sul
  • Thômaz Nunnenkamp –  Diretor da Fiergs e Coordenador do Conselho de Relações do Trabalho da entidade 
  • Assis Flávio da Silva Melo – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul
  • Rudimar Luis Brogliato – Presidente da Seccional da OAB de Caxias do Sul.
  • Professor Evaldo Antonio Kuiava – Reitor da UCS
  • Orlando Marin – vice-presidente do SIMPLAS
  • Representante do SIMECS (a confirmar)
  • Representante da CIC (a confirmar)

Palestra: “Alterações nas NRs na Visão do MPT” – Procurador do Trabalho Luciano Leivas (vice-coordenador nacional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho)

Palestra: “Alterações nas NRs – Aspectos Técnicos”  – Auditor-fiscal do Trabalho Marcelo Naegele (coordenador geral de Segurança e Saúde no Trabalho)

Palestra: “Assédio Moral e Sexual em Ambientes de Trabalho: A Visão Empresarial” – Advogada Alessandra Lucchese (conselheira do Conselho de Relações de Trabalho da FIERGS)

INTERVALO (12h às 13h30)

TARDE (início às 13h30)

Palestra: “Assédio Moral e Sexual nos Ambientes de Trabalho: A Visão dos Trabalhadores” – Assis Flávio da Silva Melo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul.

Palestra: “Assédio Moral e Sexual em Ambientes de Trabalho: Consequências em Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho –  Dra. Miryam Cristina Mazieiro Vergueiro Da Silva (psicóloga do Trabalho do Instituto de Psiquiatria – IPQ/HCFMUSP – São Paulo)

Debates 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
serviçotrabalho seguro
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista