Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/02/2016 00:00. Atualizada em: 18/02/2016 00:00.

Em audiência no TRT-RS, Sindicato e AGCO discutem despedida de 63 trabalhadores em Canoas

Visualizações: 35
Início do corpo da notícia.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Canoas e Nova Santa Rita e a empresa AGCO do Brasil, fabricante de implementos agrícolas, discutiram, em mediação realizada na tarde desta quinta-feira (18/2), a despedida de 63 empregados levada a efeito pela empresa quando os trabalhadores voltaram das férias coletivas de início de ano. A reunião ocorreu  na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS, e foi conduzida pelo desembargador Juraci Galvão Júnior, no exercício da Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal. A procuradora-regional Beatriz Junqueira Fialho representou, na reunião, o Ministério Público do Trabalho.

Como argumento para requerer a reunião de mediação, o Sindicato alegou que a empresa não abriu negociação antes de despedir os trabalhadores. Neste sentido, trouxe à mesa como proposta a suspensão das despedidas dos empregados com problemas de saúde, a manutenção do plano de saúde por seis meses para todos os dispensados, o pagamento de uma indenização equivalente a três meses de salário e a quitação de uma parcela do plano de participação nos lucros e resultados. Segundo a entidade sindical, as medidas visavam minimizar os impactos da despedida em massa.

A empresa, no entanto, apresentou contra proposta, segundo a qual seria necessária avaliação por um médico do trabalho dos casos de empregados doentes, manutenção do plano de saúde por três meses, impossibilidade de pagamento de indenização e quitação do PLR após verificar questões de operacionalização da folha de pagamento. O mediador, desembargador Juraci Galvão Júnior, acrescentou à proposta da empresa, a título de sugestão, o pagamento de uma indenização equivalente a um mês de salários, o que suscitou o pedido de suspensão da reunião para avaliação por parte da AGCO.

A empresa deve responder às propostas apresentadas na mesa em nova audiência, a ser realizada no dia 23 de fevereiro, às 16h, também na sede do TRT-RS.

 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Juliano Machado - Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista