Memorial abre visitação para a “Exposição Acervo: Doações 2016”
“Muitas vezes uma pequena oferta produz grandes efeitos.” Foi com essas palavras de Sêneca, célebre advogado, escritor e intelectual do Império Romano, que o Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul deu início à solenidade de abertura da Exposição Acervo: Doações 2016. A Exposição foi idealizada para mostrar à comunidade que, muitas vezes, um objeto “qualquer” pode conter, por trás de sua aparente simplicidade, uma história e um valor inestimáveis que merecem ser contados e partilhados.
Acesse fotos da solenidade de lançamento da exposição.Abre em nova aba
Estão expostos na Sala de Exposições do Memorial (Rua General João Telles, nº 369 – 2º andar) livros, fotografias, objetos, processos, panfletos, todos recebidos de outubro de 2015 a setembro de 2016 de pessoas ligadas ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, entre magistrados, advogados, servidores e pesquisadores, que identificaram a possibilidade de contribuir com a história da Instituição por meio de uma doação ao Memorial, unidade responsável por guardar e preservar essa memória.
Foram homenageados na solenidade as desembargadoras Cleusa Regina Halfen e Vânia Cunha Mattos; a advogada Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira e o advogado Gabriel Núñez, filho de Victor Douglas Núñez, falecido em 2015; os servidores Geraldo Cruz Teixeira, Lério Volmir Kussler e Daniela Cristina Silva da Silva, e o pesquisador Alisson Droppa. Além deles, também colaboraram com o Memorial nesse período os juízes Cláudio Ost e André Ibaños e o servidor Luiz Fernando Taborda Celestino.
Presente ao evento, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Beatriz Renck, saudou a iniciativa do Memorial em realizar este evento anualmente, valorizando as doações e incentivando mais pessoas a colaborarem para o acervo. Conforme a desembargadora, o trabalho do Memorial é inestimável, pois preserva a história da Instituição e dos seus atores: magistrados, servidores, advogados e demais profissionais.
A exposição permanece aberta a visitação até o dia 30 de outubro, das 11h às 18h.