Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 19/05/2024 12:30. Atualizada em: 19/05/2024 17:18.

PJe e demais sistemas do TRT-4 voltam a funcionar

Visualizações: 10845
Início do corpo da notícia.

Arte com a logomarca do PJe na tela de um computadorO TRT-4 retomou, neste domingo (19/5), o funcionamento do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e dos demais sistemas digitais. O site oficial também está no ar, novamente.

O religamento do datacenter foi viabilizado por dois geradores de energia que chegaram de São Paulo na sexta-feira (17). O prédio-sede do Tribunal segue sem energia elétrica. As equipes técnicas do TRT-4 trabalharam incansavelmente no final de semana para a reativação da estrutura tecnológica.

Devido ao alagamento nas suas dependências e à falta de energia, o Tribunal, por segurança, desligou o datacenter no dia 3 de maio. Durante o período, uma página emergencial ficou no ar com as informações e orientações sobre os serviços. Foram estabelecidos procedimentos para medidas urgentesAbre em nova aba e expedição de alvarásAbre em nova aba, mesmo com o PJe fora do ar. Os prazos processuais estão suspensos desde 2 de maio. 

A suspensão de prazos, audiências, sessões de julgamento, perícias, cumprimento de mandados e atendimento presencial vai até 31 de maio, nos termos da Portaria 1.833/2024. O atendimento ao público é prestado de maneira remota durante este período. Acesse aqui as informações. Abre em nova aba

Luis Henrique Tatsch, Yusef Gidão (Setic), André Farias, Laís Helena Nicotti, Ricardo Martins Costa, Alexandre Cruz e Marcos Aurélio Silva (Setic).
Legenda ao final da matéria

Esforços

O presidente Ricardo Martins Costa, o vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz e a corregedora Laís Helena Jaeger Nicotti acompanharam, na manhã deste domingo, os trabalhos de reativação do datacenter. O juiz Luis Henrique Bisso Tatsch, representante da Amatra IV, também esteve presente.

O diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), André Farias, informou que, desde o desligamento do datacenter, as equipes se empenharam na análise de todas as alternativas para a retomada mais breve possível dos serviços digitais. "Assim que o plano se mostrou viável, trabalhamos incessantemente, envolvendo diversas áreas do Tribunal e a Administração. Com a chegada dos novos geradores, as equipes trabalharam dia e noite para reativar os sistemas", comentou Farias.

"A Administração faz um agradecimento especial a todas as servidoras e servidores que estiveram empenhados neste trabalho incansável", disse o presidente Ricardo Martins Costa.

“Desde o momento em que houve a necessidade de desligamento do datacenter, em razão das enchentes que assolaram o nosso Estado, a Administração do Tribunal, juntamente com o Gabinete de Crise e com os servidores e servidoras, foi incansável no retorno da funcionalidade dos sistemas de informática para o exercício pleno da jurisdição. Estão todos e todas de parabéns pelo retorno dos sistemas”, comentou o vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz.

“Neste momento de muita tristeza, sinto um orgulho muito grande de integrar a atual Administração e poder ver de perto o esforço extraordinário, incansável, de toda a nossa equipe, para que a prestação jurisdicional se restabelecesse no menor prazo possível”, manifestou a corregedora, desembargadora Laís Helena Nicotti. 

"É muito importante que nossos sistemas voltem a funcionar. Isso aconteceu graças ao empenho da Administração e dos nossos servidores, que atuaram incansavelmente nesses dias, buscando todos os meios e envolvendo equipes de diversos setores. Temos orgulho de fazer parte do TRT-4 porque as pessoas desta instituição são dedicadas e amam a Justiça do Trabalho. Também destaco o belo trabalho voluntário prestado por nosso pessoal para ajudar as vítimas das enchentes, em nossos pontos de doações e outros locais. Agora, com a volta do sistema, o TRT-4 pode retomar sua principal atividade, que é a prestação jurisdicional", disse a vice-corregedora, desembargadora Maria Madalena Telesca.

Na foto ao lado, tirada neste domingo, da esquerda para a direita: Luis Henrique Tatsch, Yusef Gidão (Setic), André Farias, Laís Helena Nicotti, Ricardo Martins Costa, Alexandre Cruz e Marcos Aurélio Silva (Setic).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias