Escritoras Gabriela Leal e Renata Wolff participarão de evento sobre Literatura e Justiça do TRT-4 na sexta-feira (12/4)

A próxima edição do ciclo de palestras “O que a Literatura tem a oferecer à Justiça?” será dedicada a duas escritoras que atuam na Justiça do Trabalho gaúcha: Gabriela Leal, vencedora do Prêmio Açorianos 2023 na categoria conto com a obra “A Língua da Medusa”, e Renata Wolff, finalista do Prêmio Jabuti 2016 com o livro de contos “Fim de Festa”.
As inscrições são gratuitas, abertas ao público em geral, e devem ser feitas neste linkAbre em nova aba até quinta-feira (11/4). As vagas são limitadas.
O evento será presencial, na sexta-feira (12/4), das 10h às 12h, nas dependências da Escola Judicial do TRT-4 ( Av. Praia de Belas, 1432, prédio 3)
Os encontros com escritoras e escritores são promovidos pela Justiça do Trabalho gaúcha desde 2023. Seu objetivo é proporcionar reflexões sobre o papel da Literatura em tempos digitais, além de seus potenciais para enriquecer a pesquisa e a construção do saber jurídico.
Gabriela Leal é licenciada em Letras pela UFRGS, onde está cursando Mestrado em Escrita Criativa. Além de "A Língua da Medusa" (ZOUK, 2022), participa das coletâneas "Quebra-Ventres" (Peripécia, 2023) e "Das histórias que sabíamos e um pouco mais" (Libélula, 2023). É apaixonada por literatura e em seu perfil no instagram (@gabiougabriela) compartilha indicações de livros escritos por mulheres brasileiras vivas.
Renata Wolff é graduada em Direito pela UFRGS e doutoranda em Escrita Criativa pela PUCRS. “Fim de Festa” (Não Editora, 2º ed, 2018) foi seu primeiro livro. Além de ser finalista do Prêmio Jabuti na categoria contos e crônicas, também concorreu ao Prêmio AGES Livro do Ano. Pela editora Dublinense, publicou "Um conto de aniversário", traduzido e publicado na Itália como "Un racconto di compleanno" pela Edizioni Wordbridge. Sua estreia na poesia ocorreu em 2021, com "Manhattan Lado B" (Metamorfose). Em 2023, lançou seu primeiro romance, "O palco tão temido", pela Dublinense, e no mesmo ano publicou no México o livro de contos "Escenas de Bastidores", pela editora da Universidade de Nuevo León.
Ciclo de palestras
O ciclo de palestras sobre Literatura e Justiça do TRT-4 é organizado e mediado pelas juízas Maria Teresa Vieira da Silva (27ª VT de Porto Alegre) e Daniela Floss (1ª VT de Caxias do Sul), e pelo juiz Oscar Krost (TRT-SC). O evento conta com o apoio da Associação dos Juízes do Trabalho da 4ª Região (AmatraIV).
Confira abaixo as notícias sobre as edições anteriores:
Autor de romances e livros de contos e poesia, Paulo Scott estimulou a plateia a refletir sobre os limites da linguagem jurídica e a importância das obras literárias para uma melhor compreensão da realidade.
"Ler e escrever é desenvolver humanidade", afirma José FaleroAbre em nova aba
Falero fez reflexões sobre o seu trabalho literário e as experiências sociais retratadas em suas obras, que dizem respeito, na maioria dos casos, a pessoas que vivem nas periferias de Porto Alegre.
Dalva abordou sua trajetória pessoal, marcada pela ressignificação. Defendeu a importância da desmistificação da escrita, elencou suas principais influências na Literatura e falou sobre como se reconheceu escritora.