Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 26/02/2024 15:38. Atualizada em: 27/02/2024 11:25.

Presidente do TST visita Centro de Reciclagem e Museu do Hip Hop, em Porto Alegre

Visualizações: 87
Início do corpo da notícia.
No Centro de Triagem - todos os visitantes posam para a foto
Visita ao Centro de Triagem

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, visitou na manhã desta segunda-feira (26) o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos da Vila Pinto e o Museu do Hip Hop, em Porto Alegre.  

A comitiva também teve a participação do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, e de outros magistrados, servidores e representante do Ministério Público do Trabalho.

Confira aqui o álbum de fotos.Abre em nova aba

Ministro Lelio Bentes Corrêa
Ministro Lelio Bentes Corrêa

No Centro de Triagem de Resíduos Sólidos da Vila Pinto, os visitantes foram recebidos por catadores e líderes da comunidade local. Na ocasião, representantes dos trabalhadores entregaram ao presidente do TRT-4 um manifesto contendo reivindicações de direitos para a categoria. O desembargador Ricardo Martins Costa recebeu a manifestação como requerimento de mediação com a Prefeitura de Porto Alegre para que seja negociado um novo contrato de reciclagem de resíduos. O magistrado afirmou que vai encaminhar o pleito para tramitação. 

A iniciativa da Presidência do TRT-4 foi elogiada pelo ministro Lelio Bentes, que destacou ser “muito provavelmente o embrião de um case de sucesso que vamos procurar reproduzir em todo o Brasil. É muito importante esse trabalho de mediação da Justiça do Trabalho. Em última análise, é para isso que existimos”, concluiu o ministro.

Em seguida, as autoridades realizaram um tour pelo Centro de Triagem e acompanharam as tarefas desenvolvidas no local. Trabalhadores relataram as dificuldades enfrentadas pelos catadores em suas rotinas e destacaram materiais que são descartados de forma incorreta, dificultando ou até impedindo o trabalho. 

Visita ao Museu do Hip Hop
Visita ao Museu do Hip Hop

Na visita ao Museu do Hip Hop, os visitantes foram recebidos por Rafa Rafuagi, rapper, militante do movimento negro no Estado e responsável pelo projeto da associação. A visitação iniciou na horta comunitária, seguiu pelo pátio com uma quadra poliesportiva, percorreu a parte interna do museu, e terminou no centro de eventos a céu aberto. O encontro propiciou um contato com a história da cultura hip hop, contada em palavras, sons e imagens. 

Também participaram das visitações o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, a desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, as juízas auxiliares da Presidência do TST Gabriela Lenz de Lacerda e Adriana Melônio, o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho do RS (Amatra IV), juiz Márcio Lima do Amaral, a presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), juíza Luciana Paula Conforti, o procurador do MPT Carlos Carneiro Esteves Neto, a juíza do Trabalho aposentada Andréa Nocchi, a diretora-geral do TRT-4, Rejane Carvalho Donis, a chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-4, Anita Cristina de Jesus, e a servidora Martine D’Andrea de Medeiros, integrante da mesma Divisão. 

Centro de Reciclagem

Criado em 1996 pela líder comunitária Marli Medeiros, o Centro de Triagem de Resíduos Sólidos da Vila Pinto, localizado na vila Bom Jesus, recicla cerca de 130 toneladas de lixo por mês. Na medida em que a atividade econômica se expandiu, foram criadas também uma creche, uma cozinha comunitária e um centro cultural, frequentado por cerca de 200 crianças. Atualmente, é coordenado por filhos e netos da fundadora.

Museu do Hip Hop

Idealizado pela Associação da Cultura Hip Hop, o Museu atua como uma estratégia de prevenção e redução do trabalho infantil, assim como de promoção dos direitos humanos da juventude da Capital e Região Metropolitana. Inaugurado em dezembro do ano passado, conta com aproximadamente 6 mil itens de acervos físico e digital sobre a história do movimento no Rio Grande do Sul. No local, encontram-se salas expositivas, ateliê de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, quadra poliesportiva, CT de breaking e um estúdio. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista