Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 27/09/2023 11:07. Atualizada em: 27/09/2023 11:08.

Setembro Verde: TRT-4 apoia o trabalho da ONG ViaVida pela doação de órgãos

Visualizações: 61
Início do corpo da notícia.

 ilustração de um laço de fita na cor verde.Neste Setembro Verde, a Justiça do Trabalho gaúcha novamente está  engajada na conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos. O TRT-4 manifesta seu apoio à ONG ViaVida, de Porto Alegre, que há 23 anos atua em prol de pessoas que precisam receber doações de órgãos e tecidos. A atuação da ONG se dá em duas frentes: a Pousada Solidariedade e as atividades educativas e preventivas. 

Pousada Solidariedade

Localizada no bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre, a pousada recebe pessoas de baixa renda que estão na lista de espera por um transplante. Os pacientes acolhidos são encaminhados à instituição após passar por uma entrevista com os assistentes sociais dos hospitais. A necessidade de morar perto do hospital se dá porque todo o processo de encaminhamento para o transplante precisa ser muito rápido: o transplante de coração, por exemplo, precisa ser feito em no máximo 6 horas. Por isso, exige-se que os candidatos residam a até 150 km do centro transplantador. Após a cirurgia, há necessidade de continuar perto para receber o tratamento até a alta definitiva. 

A pousada recebe hóspedes do país inteiro, já que Porto Alegre, juntamente com São Paulo, são as duas únicas cidades que realizam todo tipo de transplante no Brasil. Há muitas pessoas vindas da região norte e nordeste. Elas vêm acompanhadas de um cuidador, que também fica na pousada. 

Além disso, os voluntários e voluntárias também desenvolvem ações voltadas à prevenção de doenças que podem levar à necessidade de um transplante, como hipertensão arterial e hepatites. 

Doações

A ViaVida e a Pousada Solidariedade são mantidas por parceiros e doações. Colaborações em dinheiro podem ser depositadas na seguinte conta bancária: 

Banrisul (041)
Agência: 1167
CC:  06008585.00
CNPJ: 04.043.606/0001-65
VIA Pró-Doações e Transplantes

Importante! Envie as informações do depósito através do e-mail: via@viavida.org.br

A ViaVida também promove a doação de cestas básicas para famílias de pessoas que receberam o transplante e encontram-se em situação de vulnerabilidade social. A ação beneficia 40 famílias por mês, indicadas por assistentes sociais dos hospitais transplantadores. Nesta iniciativa, são atendidas famílias residentes em Porto Alegre de pacientes que não passaram pela Pousada Solidariedade. Os alimentos são recebidos pela ViaVida por meio de doações de outras entidades ou campanhas assistenciais. 

Contatos da ONG:

Endereço: Rua São Mateus, 815, bairro Jardim do Salso. Porto Alegre.
Telefone: (51) 3333-4519
E-mail: via@viavida.org.br
Site: www.viavida.org.br
Instagram: @viavidapro

Se você deseja ser doador de órgãos, comunique a intenção à sua família. É dela a responsabilidade de autorizar ou não a doação.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4. Imagem de Depositphotos (hobbit_art)
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista