Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 29/05/2023 16:52. Atualizada em: 29/05/2023 19:45.

Vice-presidente do TRT-4 visita servidores do Foro Trabalhista e sindicato de trabalhadores em Bento Gonçalves

Visualizações: 496
Início da galeria de imagens.
Encontro com servidores da 1ª VT de Bento Gonçalves
Encontro com servidores da 1ª VT de Bento Gonçalves
Encontro com servidores da 2ª VT de Bento Gonçalves
Encontro com servidores da 2ª VT de Bento Gonçalves
Marins Costa observa funcionamento do Módulo de Automatização Interna de Secretaria
Marins Costa observa funcionamento do Módulo de Automatização Interna de Secretaria
Visita ao sindicato dos trabalhadores
Visita ao sindicato dos trabalhadores
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Na última sexta-feira (26/5), o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, esteve em Bento Gonçalves para conduzir audiência de dissídio coletivo entre trabalhadores e indústrias da construção e do mobiliário da cidade. O acordo de convenção coletiva foi firmado com a mediação do Tribunal.

Saiba mais sobre a audiência de dissídio coletivo aqui.

Na oportunidade, o desembargador reuniu-se com servidores e magistrados da 1ª e da 2ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves. Na ocasião, a equipe demonstrou ao desembargador Martins Costa o funcionamento da ferramenta  Módulo de Automatização Interna de Secretaria (maisPJe).

Trata-se de uma extensão gratuita para o mozilla firefox, que permite ao usuário gerenciar o ambiente de trabalho no PJe (Processo Judicial Eletrônico), criar atalhos e automatizar tarefas do dia-a-dia, eliminando as ações repetitivas e garantindo ao usuário ganhos de produtividade e de qualidade de vida. A ferramenta foi apresentada pelo servidor Fábio Placolítico.

Encontro no Sindicato

À noite, após o fechamento do acordo, o desembargador esteve na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, também acompanhado de representantes do sindicato patronal. Martins Costa destacou a importância do judiciário se aproximar cada vez mais da sociedade a fim de conhecer as realidades locais para promover a justiça e a pacificação social. “Essa atuação de sair do Tribunal e vir para cá integra essa ideia de pertencimento da Justiça do Trabalho por parte da sociedade”, afirmou.

O desembargador colocou-se à disposição da entidade para retornar e tratar de temas como negociação coletiva, o Direito coletivo e a importância do diálogo. “É muito mais gratificante essa ideia de participação e de pertencimento na construção do direito de forma coletiva”. O magistrado ainda reforçou a necessidade de haver sindicatos fortes para a promoção de uma sociedade mais justa.

Direito ao lazer

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, Adriana Machado de Assis, destacou ser a primeira vez que a entidade recebe a visita de um desembargador.

Na oportunidade, ela apresentou ao magistrado o Centro de Lazer da entidade, inaugurado em 2004. O espaço fica localizado junto ao Rio Taquari, no município de Santa Tereza, a uma distância de 31 quilômetros de Bento Gonçalves.

Segundo a presidente da entidade, o Centro de Lazer reforça o direito do trabalhador ao lazer e ao convívio familiar e social. No local são desenvolvidas atividades de educação, cultura, esportes, além de festividades. “Foi um sonho que o Sindicato e os trabalhadores sonharam juntos e que tornou realidade”, afirmou.  

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4)
Tags que marcam a notícia:
institucional.
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias