Vice-presidente do TRT-4 visita servidores do Foro Trabalhista e sindicato de trabalhadores em Bento Gonçalves
Na última sexta-feira (26/5), o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa, esteve em Bento Gonçalves para conduzir audiência de dissídio coletivo entre trabalhadores e indústrias da construção e do mobiliário da cidade. O acordo de convenção coletiva foi firmado com a mediação do Tribunal.
Saiba mais sobre a audiência de dissídio coletivo aqui.
Na oportunidade, o desembargador reuniu-se com servidores e magistrados da 1ª e da 2ª Vara do Trabalho de Bento Gonçalves. Na ocasião, a equipe demonstrou ao desembargador Martins Costa o funcionamento da ferramenta Módulo de Automatização Interna de Secretaria (maisPJe).
Trata-se de uma extensão gratuita para o mozilla firefox, que permite ao usuário gerenciar o ambiente de trabalho no PJe (Processo Judicial Eletrônico), criar atalhos e automatizar tarefas do dia-a-dia, eliminando as ações repetitivas e garantindo ao usuário ganhos de produtividade e de qualidade de vida. A ferramenta foi apresentada pelo servidor Fábio Placolítico.
Encontro no Sindicato
À noite, após o fechamento do acordo, o desembargador esteve na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, também acompanhado de representantes do sindicato patronal. Martins Costa destacou a importância do judiciário se aproximar cada vez mais da sociedade a fim de conhecer as realidades locais para promover a justiça e a pacificação social. “Essa atuação de sair do Tribunal e vir para cá integra essa ideia de pertencimento da Justiça do Trabalho por parte da sociedade”, afirmou.
O desembargador colocou-se à disposição da entidade para retornar e tratar de temas como negociação coletiva, o Direito coletivo e a importância do diálogo. “É muito mais gratificante essa ideia de participação e de pertencimento na construção do direito de forma coletiva”. O magistrado ainda reforçou a necessidade de haver sindicatos fortes para a promoção de uma sociedade mais justa.
Direito ao lazer
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves, Adriana Machado de Assis, destacou ser a primeira vez que a entidade recebe a visita de um desembargador.
Na oportunidade, ela apresentou ao magistrado o Centro de Lazer da entidade, inaugurado em 2004. O espaço fica localizado junto ao Rio Taquari, no município de Santa Tereza, a uma distância de 31 quilômetros de Bento Gonçalves.
Segundo a presidente da entidade, o Centro de Lazer reforça o direito do trabalhador ao lazer e ao convívio familiar e social. No local são desenvolvidas atividades de educação, cultura, esportes, além de festividades. “Foi um sonho que o Sindicato e os trabalhadores sonharam juntos e que tornou realidade”, afirmou.