Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 10/05/2023 13:24. Atualizada em: 11/05/2023 13:58.

Desembargadora do TRT mineiro falou sobre conciliação em reunião com magistrados e servidores do TRT-4

Visualizações: 93
Início da galeria de imagens.
Juízes e juízas na mesa de Reunião no Salão Nobre.
Juízes e juízas na mesa de Reunião no Salão Nobre.
Juízes e juízas na mesa de Reunião no Salão Nobre.
Juízes e juízas na mesa de Reunião no Salão Nobre.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) se reuniram nesta terça-feira (9/5) com a desembargadora Adriana Goulart de Sena Orsini, do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), para conversar sobre aspectos relacionados à conciliação. O evento antecede a VII Semana Nacional de Conciliação Trabalhista, que será realizada entre os dias 22 e 26 de maio, com o tema “A um passo da solução”.

A magistrada falou sobre a perspectiva histórica, no contexto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e sobre os primeiros debates acerca da conciliação na Justiça do Trabalho. Também foi abordada a evolução e a situação atual da conciliação, bem como a ideia de prevenção de conflitos. “Há necessidade de unir os aspectos teóricos e práticos, com uma visão integrada e cooperativa da Justiça do Trabalho”, ressaltou.

Para a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Luciane Barzotto, a reunião foi uma ótima oportunidade para que a juíza visitante e os participantes pudessem discutir sobre a necessidade de difusão dos trabalhos sobre a conciliação.

Solicite uma audiência - Embora já tenha sido encerrado o prazo para inclusão de processos na pauta da VII Semana, na última terça-feira (2/5), a conciliação pode ser requerida a qualquer tempo.

Para solicitar a inclusão de processos em pautas conciliatórias, clique neste linkAbre em nova aba.  Em caso de dúvidas, peça orientação da sua advogada ou advogado. As unidades judiciárias informarão a data breve da realização da audiência.

As audiências também podem ser solicitadas, pelas partes ou procuradores, na unidade judiciária em que tramita o processo, nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) do 1º grauAbre em nova aba (Foros Trabalhistas de Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas e Caxias do Sul), ou, quando o processo já tramita na segunda instância, no Cejusc do 2º grauAbre em nova aba

Em 2022, o TRT-4 homologou mais de R$ 16,7 milhões em acordos durante a semana. Ao todo, foram realizadas 2.862 audiências e celebradas 748 conciliações nos cinco dias de atividades.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4).
Tags que marcam a notícia:
semana da conciliaçãoinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista