Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 20/03/2023 16:46. Atualizada em: 19/04/2023 11:35.

Campanha do TRT-4 reforça a advogados a importância do cadastramento correto de assuntos no PJe

Visualizações: 274
Início do corpo da notícia.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) divulga a campanha “Cadastro de Assuntos no PJe: Um hábito essencial para o melhor funcionamento da Justiça do Trabalho”

O objetivo é promover a importância de advogadas e advogados cadastrarem todos os assuntos da petição inicial ao ajuizarem um processo no PJe. O sistema disponibiliza na aba “Assuntos” os termos da Tabela Unificada, bastando selecioná-los e adicioná-los de acordo com os pedidos da inicial. Uma ferramenta de busca de palavras-chaves facilita o trabalho. (veja o passo a passo ao final da matéria).

“Um problema que ocorre muitas vezes é o advogado cadastrar apenas um ou poucos assuntos do processo, e não todos. Isso acaba se refletindo posteriormente no andamento da ação”, explica o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações, desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa.  

A campanha pretende demonstrar que as próprias partes se beneficiam do cadastro correto dos assuntos pelos advogados. Conforme o desembargador Cassou, o cadastramento completo dos temas pode agilizar a tramitação do processo, na medida em que facilita a identificação de pedidos que precisam ser priorizados pelo juízo. “Processos que, por exemplo, têm pedido de verbas rescisórias ou outros que necessitam de priorização pela Justiça são facilmente identificados se estiverem cadastrados”, afirma o magistrado. 

Além disso, o cadastro correto dos assuntos do PJe contribui para a precisão dos dados sobre a realidade das ações trabalhistas na 4ª Região. Essas informações possibilitam ao Tribunal, por exemplo, contabilizar quantos processos existem sobre determinado tema.  Os dados sobre a frequência dos pedidos embasam o desenvolvimento de políticas judiciárias, projetos estratégicos e ações institucionais do TRT-4, visando uma prestação jurisdicional mais célere e efetiva. 

VEJA COMO CADASTRAR OS ASSUNTOS DO PROCESSO NO PJe:


Ilustração de uma peça se encaixando em um quebra-cabeças Texto: "Como cadastrar os assuntos da petição inicial no ajuizamento do processo?"
Texto: "Inicie a distribuição de um novo processo clicando no menu Processo > Novo Processo; Preencha o local onde o processo eletrônico será distribuído (jurisdição), a classe judicial e clique em Incluir;"
Texto: "Na aba Assuntos, selecione todos os temas relacionados à petição inicial e faça a associação com o processo clicando em Adicionar (seta amarela) ao lado de cada assunto. Para agilizar o trabalho, utilize o campo de pesquisa para encontrar os assuntos;"  Captura da tela “pesquisar assuntos”

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4
Tags que marcam a notícia:
institucionalpjeserviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista