TRT-RS lança 3ª edição do Concurso Cultural de Direitos Humanos nas Escolas
A Justiça do Trabalho gaúcha lançou a 3ª edição do seu Concurso Cultural de Direitos Humanos nas Escolas. Voltado para alunos da rede pública de educação, o concurso busca promover debates sobre direitos humanos, trabalho decente e seguro, combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem profissional.
Acesse o hotsite do concursoAbre em nova aba e o edital de lançamentoAbre em nova aba.
A iniciativa envolve estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Divididos por categorias de acordo com o ano escolar, eles são estimulados a produzir desenhos artísticos e textos sobre os temas do concurso. Os cinco melhores trabalhos de cada categoria serão premiados em dezembro, em uma cerimônia no Plenário do TRT-RS.
Quem pode participar?
Neste ano, participam dez escolas da rede pública selecionadas pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, das cidades de Erechim, Estância Velha, Flores da Cunha, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Santa Maria.
As escolas participantes recebem visitas institucionais do TRT-RS. Nos encontros, magistrados e servidores da Justiça do Trabalho apresentam o concurso e conversam com os alunos sobre as temáticas abordadas no concurso. As primeiras visitas desta edição em escolas de ErechimAbre em nova aba e Porto AlegreAbre em nova aba.
Realização
A iniciativa é promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-RS, em colaboração com os programas "Trabalho Seguro", "Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem Profissional", "Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante" e "Equidade de Gênero, Raça e Diversidade". O concurso tem o apoio da Secretaria da Educação do Estado e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV).

