Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 08/07/2025 15:02. Atualizada em: 08/07/2025 15:03.

3º Concurso Cultural de Direitos Humanos é apresentado em escola de Porto Alegre

Visualizações: 59
Início do corpo da notícia.

Alunos sentados em carteiras escolares assistem a apresentação sobre o 3º Concurso Cultural de Direitos Humanos. A logo do concurso é projetada no quadro branco. Carolina e Rejane estão de pé conversando com os estudantes.A Escola Estadual de Educação Básica Presidente Roosevelt, de Porto Alegre, recebeu a visita do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), como parte da divulgação do 3º Concurso Cultural de Direitos Humanos nas Escolas.

A atividade ocorreu em 25 de junho. Magistrados do TRT-RS conversaram com os estudantes sobre combate ao trabalho infantil, direitos trabalhistas, saúde e segurança no ambiente de trabalho e o enfrentamento à discriminação.

Quatro crianças, Carolina e Cassou posam para foto em frente a uma projeção com a palavra “EPI” e imagens de equipamentos de proteção. Algumas crianças vestem capacetes, óculos ou abafadores de ruído.A proposta busca envolver os alunos em reflexões sobre esses assuntos por meio de produções criativas e trabalhos escolares. No fim do encontro, foram entregues materiais com informações sobre os temas debatidos e as regras do concurso.

Estiveram presentes na visita a juíza Carolina Gralha, a desembargadora Rejane Pedra, o juiz Márcio Lima do Amaral e o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, além de servidores da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-RS.

Quatro crianças, Rejane e Carolina posam para foto em frente a uma projeção com o tema “EPI”. As crianças usam equipamentos como protetor auricular, capacete, óculos de proteção e coletes. Uma das crianças veste um colete escrito “Polícia Judicial”.Sobre o concurso 

O Concurso Cultural de Direitos Humanos é promovido pelo TRT-RS e voltado a estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A proposta é incentivar produções de desenhos e textos sobre temas como segurança no trabalho, trabalho infantil, aprendizagem profissional, trabalho escravo e combate à discriminação.

A edição de 2025 envolve escolas públicas de Erechim, Estância Velha, Flores da Cunha, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Santa Maria, selecionadas pela Secretaria da Educação do Estado.

Sala de aula com alunos sentados de costas assistindo a uma apresentação. Ao fundo, no quadro, está projetada a pergunta: “Por que é importante combater o trabalho infantil?”. Márcio e Cassou falam com os estudantes; um deles está em pé ao centro e o outro próximo à porta. Sobre as mesas, há um notebook e um projetor.A iniciativa conta com parceria da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-RS, em colaboração com os programas "Trabalho Seguro", "Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem Profissional", "Enfrentamento ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas e Proteção ao Trabalho do Migrante" e "Equidade de Gênero, Raça e Diversidade", além da parceria com a Secretaria da Educação do Estado.

Mais informações estão disponíveis no hotsite do concurso.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Priscilla Soares (Secom/TRT-RS).
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias