Mediação no TRT-RS encaminha pagamento de abono para profissionais da saúde
Mediação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) resultou em um acordo entre sindicatos de profissionais da saúde e representantes de hospitais.
Durante a sessão conduzida pela desembargadora Ana Luiza Heineck Kruse, que ocorreu na segunda-feira (17/3), as partes concordaram com o pagamento de um abono no valor de R$ 1 mil para cada trabalhador, a ser quitado em cinco parcelas, com o primeiro pagamento na folha de abril.
O Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul (Sindiberf) também se comprometeu a analisar a proposta dos sindicatos profissionais de reajuste salarial com garantia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e ganho real para as próximas datas-base (1º/4/2025 e 1º/5/2025), além de um acréscimo mínimo de R$ 300 para os trabalhadores. As partes terão dez dias para definir os critérios de pagamento do abono.
A mediação envolveu aproximadamente mil trabalhadores do setor da saúde.
Confira aquiAbre em nova aba a íntegra da ata redigida pelo servidor Rafael Colombo Hartmann.
Estiveram presentes:
Ana Luiza Heineck Kruse – Desembargadora no exercício da presidência da Seção de Dissídios Coletivos do TRT-RS;
Viktor Byruchko Júnior – Procurador Regional do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS).
Júlio Jeisen – Representante do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem, Técnicos, Duchistas, Massagistas e Empregados em Casas de Saúde do Rio Grande do Sul (Sindisaúde).
Célia Chaves – Representante do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Sul (Sindifars);
Denize Cruz – Diretora do Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Rio Grande do Sul (Sergs);
Raquel Paese e Camila Azevedo - Representantes do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Rio Grande do Sul (Sinditest-RS);
Ricardo Engler – Representante do Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul (Sindiberf);
Luiz Tarso Balbinotti – Representante da Associação Hospitalar Comunitária de Nonoai;
Roberto Machado de Oliveira – Representante da Santa Casa de Pelotas.