06/11/2020 16:45

Desembargador Cláudio Cassou Barbosa fala sobre tecnologias do TRT4 em evento da OAB-RS

Início do corpo da notícia.

Evento Inovação - SITE.jpgNessa quinta-feira (5), o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), foi um dos painelistas do II OAB Digital Summit, evento on-line realizado pela OAB/RS. O magistrado preside o Comitê de Governança e Tecnologia das Informações e Comunicações e coordena o Comitê Gestor do Processo Judicial Eletrônico do Tribunal.

O desembargador integrou o painel “Inovação no aperfeiçoamento da Justiça”, juntamente com o presidente da Comissão de Inovação do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Ricardo Schmidt, o coordenador do Sistema Eletrônico de Informações na Justiça Federal da 4ª Região, juiz federal José Luís Luvizetto Terra, e o advogado Miguel Ramos, desembargador eleitoral substituto do Tribunal Regional Eleitoral do RS. Os painelistas expuseram a forma como cada ramo do Judiciário vem usando os recursos tecnológicos nos últimos anos no Rio Grande do Sul, e, especialmente, no contexto da pandemia.

O desembargador Cassou relatou a realidade do TRT-RS, 100% digital, e a trajetória do processo eletrônico, cujo início da implantação aconteceu em 2012. Também abordou a experiência de juízes e servidores, as dificuldades e as vantagens do trabalho remoto, e um pouco do dia a dia das audiências, sessões de julgamento e sustentações orais por videoconferência. O magistrado ainda falou sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial, principalmente na análise de admissibilidade de recursos de revista pela Vice-Presidência do TRT-RS. “Os desafios da pandemia nos impuseram algumas inovações por necessidade, mas estão nos fazendo refletir sobre o quanto poderão ser usadas no futuro”, afirmou o desembargador.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Sâmia de Christo Garcia (Secom/TRT4).
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista