Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/01/2020 19:12. Atualizada em: 29/01/2020 09:25.

Coordenadoria de Saúde do TRT-RS divulga informações sobre o Coronavírus

Visualizações: 39
Início do corpo da notícia.

28-coronavirus.jpgEm relação aos casos divulgados recentemente nos principais meios de comunicação acerca da doença respiratória causada pelo agente novo coronavírus (2019-nCoV), oriundos da cidade de Wuhan, na China, e considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), as equipes de vigilância dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, esta Coordenadoria de Saúde vem informar, através deste boletim, alguns aspectos relevantes relativos a esta doença, no que tange a sua epidemiologia atualizada, aspectos relacionados a definição de casos suspeitos, principais manifestações clínicas e seu diagnóstico, tratamento e principais medidas preventivas.

Em relação a epidemiologia, boletim epidemiológico emitido pelo Ministério da Saúde em 28.01.2020 informa o primeiro caso suspeito de coronavírus. De acordo com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma estudante de 22 anos que esteve na China está internada em Belo Horizonte, em observação. (Atualização em 29/01: há mais dois casos de suspeita do novo Coronavirus: em Curitiba-PR e em São Leopoldo-RS).

Quanto à definição, trata-se de doença infecciosa causada por vírus novo, mediante mutação do vírus já existente, Coronavírus, que causa acometimento das vias respiratórias, com o surgimento de febre, tosse, espirros ou dificuldade de respirar. Esta doença pode se propagar por contato direto de pessoa a pessoa ou animal a pessoa e com relação ao tratamento médico, ainda não se tem medicação específica, sendo as medidas terapêuticas voltadas ao suporte clínico.

É importante salientar que, atualmente, a abordagem mais importante é a correta identificação do caso suspeito, a sua imediata notificação ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS) pelo telefone (0800-6446645), a realização do isolamento protetor e a sua avaliação diagnóstica, que é realizada através de exames de secreção respiratória – aspirado nasofaríngeo, swabs oral/nasal ou escarro, que serão analisados em testes imunológicos específicos.

Nesta senda, torna-se fundamental o esclarecimento da definição de caso suspeito conforme o Ministério da Saúde: Todo paciente que apresentar febre e sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar) e histórico de viagem nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, para área de transmissão local, até presentemente, área de Wuham, ou que, nos últimos 14 dias, tenha tido contato próximo com caso confirmado em laboratório para o 2019-nCoV.

Os casos suspeitos graves devem prontamente ser encaminhados para o Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Para proteger sua saúde, siga medidas simples, que podem evitar a transmissão da doença, a saber:

— Lave as mãos frequentemente com água e sabão. Se não for possível, use álcool gel.

— Cubra o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Descarte o lenço ao lixo e lave as mãos ou use álcool gel.

— Evite aglomerações e ambientes fechados, procurando manter ambientes ventilados.

— Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

— Procure o serviço de saúde mais próximo em caso de dúvidas ou disque saúde 136 para esclarecimentos.

Referências:

https://www.who.int/westernpacific/emergencies/novel-coronavirus
https://www.who.int/csr/bioriskreduction/infection_control/publication/en/
http://www.saude.gov.br/boletins-epidemiologicos
https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/index

Fim do corpo da notícia.
Fonte: CSaúde (TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista