Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/06/2009 00:00. Atualizada em: 09/06/2009 00:00.

Justiça do Trabalho comemora 50 anos de presença em Passo Fundo

Visualizações: 64
Início da galeria de imagens.
João Ghisleni Filho
Marcelo Gonçalves de Oliveira
Luiz Antonio Colussi
José Renato Stangler
Placa comemorativa
Descerramento de fita
César Augusto Azevedo dos Santos
Coral
Autoridades
Público
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

No final da tarde de hoje (9) o Foro Trabalhista de Passo Fundo realizou solenidade em comemoração ao cinquentenário de instalação da Justiça do Trabalho local. A ocasião também serviu para os lançamentos tanto da mini-biblioteca que ficará à disposição da comunidade no saguão da unidade quanto da exposição organizada pela Associação dos Artistas Plásticos de Passo Fundo, cujas obras versam sobre o tema "Trabalho" e ficarão expostas no Foro durante os próximos 30 dias. Ainda, o TRT-RS, por meio de seu Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, firmou convênio cedendo documentos históricos para a Universidade de Passo Fundo. Estiveram presentes magistrados, autoridades locais, servidores, advogados, peritos e jurisdicionados.

O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, Desembargador João Ghisleni Filho, lembrou que 2009 é um ano especial para a JT gaúcha, pois diversas varas do trabalho completam 50 anos de existência. Para ele, a JT, ao longo desses 50 anos, acompanhou o crescimento de Passo Fundo, "que nesse período tornou-se um pólo regional e um dos mais importantes e prósperos municípios do RS".

Marcelo Gonçalves de Oliveira, Juiz-Diretor da unidade, disse ter a JT transcendido o meio jurídico e tornado-se uma instituição comunitária. Ressaltou o clima de "respeito e apreço existente entre os advogados, juízes e servidores, o que possibilita um ambiente excelente para o desenvolvimento do trabalho".

Presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região, o Juiz Luiz Antônio Colussi, pronunciando-se em nome dos magistrados que atuaram no Foro Trabalhista de Passo Fundo, reputou grande importância à iniciativa do TRT-RS em valorizar suas unidades judiciárias, especialmente aquelas fazendo aniversário. "A associação dos juízes se sente orgulhosa de pertencer ao nosso tribunal", resumiu.

O Juiz José Renato Stangler, Titular da 2ª VT, incumbido de apresentar a biblioteca, asseverou a intenção de que o espaço engrandeça-se e estreite as já próximas relações com a comunidade. Destacou o fato de Passo Fundo ser a capital nacional da literatura, o que lhe dá confiança de que a nova oferta cultural do Foro Trabalhista será muito bem aceita.

Falando sobre a mostra montada pela Associação dos Artistas Plásticos de Passo Fundo, o Secretário de Desporto e Cultura municipal, César Augusto Azevedo dos Santos, se disse feliz por notar que a solenidade em si esteve impregnada de cultura, uma referência aos hinos e música executados pelo Coral da Universidade de Passo Fundo. Elogiou ainda a iniciativa das artistas em elaborar as obras hoje em exposição.

A 1ª Vara do Trabalho de Passo Fundo foi criada pela Lei 3.500, de 21 de dezembro de 1955, à época sob o título de Junta de Conciliação e Julgamento. A vara teve sede em três localidades antes de ser inaugurado o foro atual, em novembro de 1999. Desde novermbro de 1992, a Justiça do Trabalho de Passo Fundo conta com duas Varas do Trabalho. A 2ª Vara do Trabalho foi criada cerca de 37 anos depois, em 11 de junho de 1992, e instalada em 6 de novembro do mesmo ano.

O Foro Trabalhista de Passo Fundo tem jurisdição nos Municípios de Camargo, Casca, Coxilha, Ernestina, Gentil, Itapuca, Marau, Mato Castelhano, Montauri, Nicolau Vergueiro, Nova Alvorada, Passo Fundo, Pontão, Santa Cecília do Sul, Santo Antônio do Palma, Serafina Corrêa, Sertão, São Domingos do Sul, Tapejara, Vanini, Vila Lângaro, Vila Maria, Água Santa.

Também compareceram à cerimônia: o Prefeito de Passo Fundo, Airton Lângaro Dipp; as Desembargadoras Beatriz Zoratto Sanvicente, Corregedora Regional, e Magda Barros Biavaschi, integrante da Comissão do Memorial; os Juízes do Trabalho Substitutos Luciano Ricardo Cembranel, Cristiane Bueno Marinho e Paula Silva Rovani Weiler;  a Procuradora do Trabalho Juliana Hörlle Pereira; o Reitor da UPF, Rui Soares; e o Juiz Diretor do Foro da Justiça Federal em Passo Fundo, Rafael Trevisan.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista