Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 23/06/2009 00:00. Atualizada em: 23/06/2009 00:00.

Inaugurada exposição "Nos Trilhos da Memória"

Visualizações: 61
Início da galeria de imagens.
Presidente elogiou a qualidade do trabalho...
...desenvolvido pela equipe do Memorial
Servidores da Oficina de Improvisação Teatral
Público prestigiou abertura da exposição
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição "Nos Trilhos da Memória", organizada pelo Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, foi inaugurada, no início da noite de hoje (23), no saguão do prédio-sede do Tribunal, localizado na Av. Praia de Belas, 1.100, em Porto Alegre. O coordenador do Memorial, historiador Benito Bisso Schmidt, explicou que a mostra trata, em cinco módulos, da história das ferrovias e dos ferroviários no Brasil: 1º) a importância desse meio de transporte para o avanço da modernidade e do capitalismo no País; 2º) as ferrovias no RS; 3º) as relações de trabalho nas ferrovias; 4º) a conquista de direitos pelos ferroviários, na vanguarda da classe operária brasileira (vinculação com a história da Justiça e do Direito do Trabalho no País); e 5º) o abandono das ferrovias atualmente e a força das memórias dos trabalhadores.

Depois, se manifestaram pela ordem a Desembargadora aposentada Magda Barros Biavaschi (integrante da Comissão do Memorial) e o Desembargador João GHisleni Filho (Presidente do Tribunal). Em seguida, o Presidente Ghisleni e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do RS, João Edacir Calegari Morais, descerraram a fita inaugural da exposição. Após, a Oficina de Improvisação Teatral do TRT4 apresentou um esquete, com a participação dos servidores Antonio Ransolin (Memorial) como narrador, Antonio Carlos Dantur Buaes (Segurança) e Bruna Canavezi de Oliveira (3ª VT) como atores e Carolina Wist (SRH) diretora da peça.

Na sequência, foi projetado O vídeo-documentário “Nos trilhos da memória” (clique aqui para assistir o trailer 1min16s). O trabalho foi realizado pela produtora Estação Elétrica, sob a supervisão da equipe técnica do Memorial. É um belo e pungente retrato dos ferroviários, que estiveram na vanguarda de inúmeras conquistas de direitos sociais e que, posteriormente, se expandiram para o conjunto dos trabalhadores.

Entre o público presente, estavam a Desembargadora Ione Salin Gonçalves e as Desembargadoras aposentadas Maria Guilhermina Miranda (integrante da Comissão do Memorial), Jane Alice de Azevedo Machado (coordenadora do Espaço Cultural) e Antônia Mara Vieira Loguércio.  A exposição está aberta com prazo indeterminado. O horário para visitação do público externo é das 10h às 18h, de segundas a sextas-feiras, excetuados os feriados.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista