Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 26/02/2016 00:00. Atualizada em: 26/02/2016 00:00.

Encaminhada proposta final sobre as cerca de 400 despedidas da Robertshaw em Caxias do Sul

Visualizações: 16
Início da galeria de imagens.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Robertshaw, de Caxias do Sul, e o Sindicato dos Metalúrgicos do município serrano devem manifestar-se em cinco dias quanto à proposta construída na mesa de negociação sobre a despedida coletiva realizada pela empresa em janeiro. As aproximadamente 400 dispensas foram suspensas até que as partes negociem a implementação de benefícios que possam minimizar o impacto econômico e social da medida.

A proposta final foi sugerida conjuntamente pela representante do Ministério Público do Trabalho, procuradora-regional Beatriz Junqueira Fialho, e pelo mediador, vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin. Os tópicos sugeridos mesclam proposições da empresa, do Sindicato e dos próprios mediadores.

Pela proposta, deve haver a manutenção do plano de saúde, do fornecimento de cesta básica e do pagamento de auxílio-creche por período de seis meses contados a partir do término do aviso prévio. Além disso, pagamento equivalente a um mês de salários aos despedidos com menos de três anos de serviço na empresa, com adicional de 10% aos que possuem de três a cinco anos, 20% aos que estão na empresa num período entre cinco e 10 anos e de 30% aos que trabalham na Robertshaw há mais de 10 anos. A empresa também deve oferecer capacitação para recolocação no mercado de trabalho ou cursos sobre empreendedorismo.

Caso o Sindicato e a Robertshaw não consigam acordo sobre esta proposta, o processo será distribuído a um desembargador relator da Seção de Dissídios Coletivos do TRT-RS, para que seja julgada em caráter definitivo a suspensão ou não das despedidas.

Clique aqui para baixar a ata da mediação.

 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto: Juliano Machado; foto: Inácio do Canto - Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista