Produtividade do TRT-RS é reconhecida em prêmio entregue pelo TST e CSJT

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) foi agraciado, na última quinta-feira (22/8), com o Prêmio “TRT em Destaque”, entregue pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho.
O prêmio reconheceu nove TRTs que tiveram os melhores desempenhos em 2023, mediante aferição dos indicadores de taxa de produtividade, congestionamento, tempo médio de duração dos processos e saldo de ações a julgar nas duas instâncias na fase de conhecimento.
O TRT-RS ficou em segundo lugar entre os cinco tribunais trabalhistas de grande porte.

A premiação foi entregue durante o 3º Fórum Nacional das Corregedorias Regionais da Justiça do Trabalho. O evento foi realizado no edifício-sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
A corregedora regional do TRT-RS, desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti, recebeu o certificado das mãos da corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, do presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa, e do corregedor-geral eleito para a próxima gestão, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho.
Para a desembargadora Laís, o Prêmio representa um alento para todos os magistrados e servidores do Tribunal, que foram severamente afetados, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, pelos eventos climáticos catastróficos, em maio. "Esse reconhecimento ao nosso esforço passado serve como um incentivo adicional para retomarmos nossa normalidade. No futuro, deveremos juntos trabalhar ainda mais, como forma de resgatar o período em que fomos impedidos de desempenhar nossas atividades, devolvendo à sociedade a qualificada função pública que espera. A Corregedoria Regional continuará sendo parceira dos magistrados e servidores nesse caminho", afirmou a magistrada.
Conforme o presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, o prêmio notabiliza a competência e a seriedade do trabalho realizado por magistrados e servidores, "reafirmando o compromisso institucional com a prestação célere e qualificada de jurisdição, focada na efetividade dos direitos fundamentais sociais".
Garimpo
O TRT-RS também foi reconhecido pelo seu desempenho na força-tarefa GRIMPA, promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho entre 12 de junho e 16 de agosto deste ano. O tribunal gaúcho, por meio do seu Juízo Auxiliar de Execução, conseguiu identificar mais de R$ 21 milhões depositados em contas judiciais muito antigas, não vinculadas a processos em tramitação ou arquivados. Os valores serão repassados à União. O TRT-RS ficou em terceiro lugar entre os tribunais de grande porte, neste trabalho.
O certificado foi recebido pela coordenadora do JAE, juíza Adriana Seelig Gonçalves, durante o Fórum Nacional do Projeto Garimpo, nessa quarta-feira (21/8). A premiação foi entregue pelos ministros Dora Maria da Costa e Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, e pelo juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, Carlos Abener.
"A premiação recebida é fruto de um trabalho em equipe, com participação de servidores de diversos setores do Tribunal e que contou com o apoio irrestrito da Administração. Os envolvidos no projeto não mediram esforços para, diante da dificuldade em analisar poucos e imprecisos dados, fazer a entrega do resultado no prazo estabelecido pela CGJT na Força Tarefa Grimpa", disse a juíza Adriana.