Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 21/06/2024 18:37. Atualizada em: 25/06/2024 12:36.

Advogados devem cadastrar assunto “Enchentes no Rio Grande do Sul” ao ajuizar processos sobre o tema no PJe

Visualizações: 1386
Início do corpo da notícia.
Porto Alegre e região metropolitana durante as enchentes
Porto Alegre e região metropolitana durante as enchentes.
(Foto: Mauricio Tonetto / Secom do Governo do Estado do RS)

O sistema PJe passou a disponibilizar, na sexta-feira (21/6), o assunto “Enchentes no Rio Grande do Sul em 2024”. Os advogados devem cadastrar o assunto no PJe ao ajuizar processos que envolvem relações de trabalho afetadas pelas enchentes. O assunto é identificado na Tabela Unificada pelo código “15365”. 

Processos anteriores

Os processos trabalhistas relacionados a esse tema que já estavam em tramitação foram identificados pelas equipes das respectivas unidades judiciárias. Nessas situações, o cadastramento do assunto será feito automaticamente pelo TRT-RS. 

Cadastramento 

Na autuação de um novo processo no PJe, após informar os dados iniciais (local e classe judicial), o advogado deve cadastrar todos os temas relacionados à petição inicial na aba “assuntos”. Confira nas imagens ao final desta notícia o passo-a-passo de como fazer a inclusão. O cadastramento correto otimiza o conhecimento da matéria pelas unidades judiciárias e pode resultar em maior celeridade na tramitação.

Ações estratégicas

A inclusão do assunto específico sobre as enchentes nos processos judiciais está prevista na Portaria 161/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que criou o comitê de apoio e monitoramento para os serviços judiciários no Rio Grande do Sul. A iniciativa busca permitir o acompanhamento da judicialização e a promoção de ações estratégicas relacionadas ao tema. 

Subsídios

A habilitação do novo assunto no PJe, no âmbito da Justiça do Trabalho gaúcha, foi uma solicitação da Administração do TRT-RS atendida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). “O cadastramento do assunto das enchentes é importantíssimo para o acompanhamento estatístico dos efeitos gerados pelo desastre climático. Dará maior precisão na avaliação das consequências e enriquecerá subsídios para modular políticas públicas e aperfeiçoamentos processuais”, destaca o juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade de Souza.

Ilustração de uma peça se encaixando em um quebra-cabeças Texto: "Como cadastrar os assuntos da petição inicial no ajuizamento do processo?"

Texto: "Inicie a distribuição de um novo processo clicando no menu Processo > Novo Processo; Preencha o local onde o processo eletrônico será distribuído (jurisdição), a classe judicial e clique em Incluir;"

Texto: "Na aba Assuntos, selecione todos os temas relacionados à petição inicial e faça a associação com o processo clicando em Adicionar (seta amarela) ao lado de cada assunto. Para agilizar o trabalho, utilize o campo de pesquisa para encontrar os assuntos;"  Captura da tela “pesquisar assuntos”

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), com foto da Secom do Governo do Estado e artes da Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
serviçopje
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias