Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/03/2024 17:58. Atualizada em: 25/03/2024 18:02.

Ministro do STF nega recurso contra decisão do TRT-4 que reconheceu vínculo a corretor

Visualizações: 9535
Início do corpo da notícia.

Foto ilustrativa de um corretor de imóveis.jfifO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino manteve decisão da Justiça do Trabalho gaúcha que reconheceu vínculo empregatício a corretor de imóveis. Na decisão, o ministro negou o pedido de revisão ao considerar que reclamação constitucional não pode ser usada como instância recursal e destacou que o acórdão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) não violou a jurisprudência do STF sobre a constitucionalidade das relações de trabalho.

Ao negar o pedido, Dino ressaltou que não é admissível reclamação para garantir decisão de recurso extraordinário quando as instâncias ordinárias não forem esgotadas.

“Resta demonstrado que não se admite reclamação a esta Corte diante da pendência de julgamento de recurso, pois, sem embargo da possibilidade da decisão estar em confronto com a tese firmada no Tema 725 de Repercussão Geral, constata-se a necessidade de esgotamento das instâncias ordinárias”, destacou.

Além disso, o ministro afirmou que a decisão do TRT-4 foi fundamentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao entender que a prestação de serviços firmada entre as partes configurava-se como verdadeira relação empregatícia. O acórdão é de abril de 2023 e foi relatado pelo desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, atual vice-presidente do TRT-4. Os desembargadores Carlos Alberto May e Marçal Henri dos Santos Figueiredo, então integrantes da 2ª Turma, também participaram do julgamento.

Vínculo empregatício

De acordo com Dino, a decisão do TRT-4 considerou o vínculo empregatício a partir dos elementos caracterizadores da relação de emprego, prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A Justiça trabalhista ressalta que houve presença “inclusive da subordinação, em razão do controle de horário do trabalhador, da obrigatoriedade de comparecimento de reuniões, e da necessidade de observância das determinações e regras da empregadora”.

“A decisão reclamada não merece reforma, uma vez que o reconhecimento do vínculo empregatício não se deu em razão da constatação de licitude ou ilicitude da terceirização da atividade-fim, mas sim pela verificação, no caso concreto, dos elementos caracterizadores da relação de emprego, impondo-se, por isso, o reconhecimento da relação de emprego entre as partes”, afirmou o ministro.

O pedido foi apresentado por meio de Reclamação Constitucional, com medida cautelar. Segundo a empresa, o acórdão do TRT-4, que reconheceu a relação empregatícia, violou as decisões do Supremo na ADPF 324, ADC 48, ADI 5625 e no Recurso Extraordinário 958.252, Tema 725 de repercussão geral.

A ação foi movida por um corretor que foi afastado sem motivos após atuar na empresa entre 2015 e 2019. O trabalhador teve o vínculo reconhecido pela Justiça do Trabalho em 1º e 2º graus.

Na sentença de 1º grau, proferida pela 3ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e posteriormente mantida pela 2ª Turma do TRT-4, a empresa foi condenada a pagar ao trabalhador todas as verbas decorrentes do reconhecimento do vínculo empregatício.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Eduardo Matos (Secom/TRT4) com informações do portal JOTA
Tags que marcam a notícia:
Decisão
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista