Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 11/03/2024 13:23. Atualizada em: 11/03/2024 13:23.

TRT-4 detecta fraude em leilão no qual arrematante era “laranja” da empresa devedora

Visualizações: 1872
Início do corpo da notícia.

foto ilustrativa, em plano fechado, das mãos de um homem que segura a maquete de uma casa acima de uma mesa. Ao lado da maquete, está posicionado um martelo de leilão.Um empregado que foi utilizado como “laranja” para arrematar o imóvel da empregadora em um leilão teve a tentativa de arrematação anulada. O valor do depósito foi penhorado em benefício do processo trabalhista. 

A decisão da Seção Especializada em Execução (SEEx) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) considerou que a empresa arrematante na realidade pertencia aos sócios da executada e foi aberta, em nome do empregado, com a finalidade de fraudar as execuções em andamento contra ela. O acórdão manteve a sentença do juiz Eliseu Cardozo Barcellos, da 5ª Vara do Trabalho de Canoas.

Uma outra tentativa de arrematação fraudulenta, praticada pelas mesmas partes em outro processo, já havia sido julgada anteriormente pela SEEx. Na decisão, o relator, desembargador Rosiul de Freitas Azambuja, destacou que a empresa do arrematante foi adquirida enquanto ele ainda era empregado da própria executada, e que ambas possuem o mesmo ramo de atuação. Também foram identificados pagamentos de acordos da devedora pelo arrematante, e, ainda, o advogado que representa o arrematante representa também o grupo econômico executado. 

“Os dados acima citados não deixam dúvida de que atuou como pessoa interposta da própria executada na tentativa de aquisição do bem”, concluiu o magistrado. 

A relatora do caso na SEEx, desembargadora Maria da Graça Ribeiro Centeno, afirmou que “consolidada a atuação do arrematante como ‘laranja’ da empresa devedora na arrematação do referido bem, o que inclui o ato de depósito ofertado, conclui-se que o valor depositado integra o patrimônio da própria executada, razão pela qual correta a decisão de origem de conversão em penhora”. Nesses termos, foi mantida a sentença de primeiro grau que declarou nula a arrematação  do  imóvel, determinou o cancelamento da autorização de posse precária do bem e a sua imediata desocupação e converteu em penhora a totalidade do valor depositado pelo arrematante, de R$ 670 mil.

A decisão, unânime, transitou em julgado sem interposição de recurso.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom-TRT4). Imagem de Depositphotos (hquality).
Tags que marcam a notícia:
jurídicadecisão
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista