“Devemos aproximar as instituições públicas do cidadão”, diz desembargador Clóvis em evento que reuniu ouvidorias em Porto Alegre
O sábado (28/10) foi um dia para prestar esclarecimentos para a população sobre o papel das ouvidorias. E também, claro, para ouvir o cidadão sobre as suas demandas. Tudo num dos principais pontos turísticos da capital gaúcha, o Parque da Redenção. Próximo ao Monumento ao Expedicionário, uma grande tenda foi montada para reunir 14 Ouvidorias de órgãos públicos. A Ouvidoria do TRT-4, que em 2022 recebeu 1.785 demandas da população, esteve presente.
O evento faz parte das ações do projeto “O Rio Grande que te escuta”, que é organizado pela Ouvidoria-Geral do Estado e Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça gaúcho. Trata-se de uma ação integrada das Ouvidorias de instituições públicas gaúchas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
O ouvidor do TRT-4, desembargador Clóvis Fernando Schuch Santos, lembra que a Justiça é uma prestadora de serviço. E que a Ouvidoria é que faz a ligação da Justiça do Trabalho com a sociedade.
“O nosso papel é prestar informações, esclarecer dúvidas, encaminhar os pedidos para que a Justiça possa ser cada vez mais eficiente e a serviço de todos os interessados. E aqui, hoje, interligando a Ouvidoria da Justiça do Trabalho com as demais Ouvidorias dos demais órgãos públicos, para que todos nós possamos aproximar as instituições públicas do cidadão, da sociedade, melhorando cada vez mais o seu serviço”, disse o desembargador que participou do evento na Redenção.
No estande do TRT-4, estavam os servidores Ramiro Santana Moreno Lopes, Alessandra Pereira de Andrade e Luís André Gubert para atender a população e prestar esclarecimentos.
“A Ouvidoria tem um papel extremamente importante, porque ela é um canal de comunicação entre o Tribunal, entre os vários setores do Tribunal, com a sociedade que busca atendimento do Judiciário Trabalhista. Então, eu gosto muito de trabalhar na Ouvidoria por isso, por causa do contato com o público e porque a gente consegue atender e justificar para as pessoas sobre as suas demandas”, destaca Ramiro, que é assessor-chefe da Ouvidoria do TRT-4.
“O trabalho em si é bem satisfatório, esse contato que a gente tem com a população, principalmente para esclarecer o que é o trabalho da Justiça do Trabalho”, ressalta Alessandra.
“O trabalho na Ouvidoria é bem dinâmico. Todos os dias a gente tem que encontrar soluções novas para as demandas que chegam”, diz Luís.
Os servidores do TRT-4 distribuíram materiais informativos para a população sobre a Justiça do Trabalho. Também foram distribuídos exemplares do Guia das Ouvidorias, que reúne todos os contatos das 14 ouvidorias que participam do projeto “O Rio Grande que te escuta”.
Contatos com a Ouvidoria do TRT-4:
- Formulário disponível no site do TRT-4
- Telefone: (51) 3255 2200 ou 0800 725 5350. Para esse último, a ligação é gratuita de telefones fixos e móveis no Rio Grande do Sul
- Whatsapp: (51) 99213 7686
- E-mail: ouvidoria@trt4.jus.br
- Correspondência: “Ouvidoria da Justiça do Trabalho da 4ª Região. Avenida Praia de Belas, 1100 - térreo. Porto Alegre/RS. CEP 90110-903”.
- Visita pessoal
Ouvidorias que fazem parte do projeto:
Ouvidoria-Geral do Estado
Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Ouvidoria da Brigada Militar
Ouvidoria da Assembleia Legislativa do RS
Ouvidoria da Defensoria Pública do RS
Ouvidoria da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RS
Ouvidoria da Prefeitura de Porto Alegre
Ouvidoria do Ministério Público do RS
Ouvidoria do Tribunal de Contas do RS
Ouvidoria da Justiça Militar do Estado do RS
Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região RS
Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do RS
Ouvidoria do Tribunal Regional Federal da 4ª Região
Ouvidoria da Polícia Civil do RS