Prazo para envio de artigos para a Revista Científica da Escola Judicial do TRT-4 é prorrogado até 16 de outubro
Foi prorrogado até 16 de outubro o prazo para o envio de artigos científicos para compor o volume 5/2023 da Revista Científica da Escola Judicial do TRT-4. O tema da edição é a promoção da igualdade de gênero, raça e diversidade nas relações de trabalho. Também serão aceitos artigos sobre outros assuntos, desde que reflitam a linha editorial do periódico.
Os artigos precisam ser originais e inéditos no Brasil, e devem ser enviados, até 16 de outubro de 2023, para o e-mail ej.editor.revistacientifica@trt4.jus.brAbre em nova aba.
Mais informações podem ser obtidas no editalAbre em nova aba e no Manual de Redação de Artigos CientíficosAbre em nova aba, ambos disponíveis na página da Escola Judicial do TRT4Abre em nova aba.
Processo de seleção
Inicialmente, é analisada a adequação dos artigos às normas da ABNT. A seguir, o conteúdo é verificado pelo sistema “duplo cego”, em que pareceristas e autores têm a identidade preservada. Após, as considerações dos pareceristas são encaminhadas aos autores, a fim de que promovam ajustes. Por fim, os trabalhos são encaminhados para deliberação final do Conselho Editorial, formado por professores doutores em suas áreas de atuação, buscando assegurar a qualidade, o rigor científico e o debate plural dos temas trazidos nas publicações da revista. É dada preferência para a publicação de trabalhos de articulistas vinculados como alunos ou docentes de programas de pós-graduação stricto sensu.
O processo de submissão é conduzido pelo juiz do Trabalho Leandro Krebs Gonçalves, editor da Revista, e pelo desembargador aposentado José Felipe Ledur, vice-editor, ambos doutores em Direito. Assessoram os editores o Núcleo da Revista e de Outras Publicações e a Biblioteca do Tribunal, unidades integrantes da Escola Judicial do TRT-4.
Revista da Ejud-4
No período avaliativo de 2017-2020, a Revista Científica da Escola Judicial do TRT-4 obteve qualificação científica no estrato B3 do Qualis Periódicos, sistema brasileiro de avaliação de periódicos mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nas áreas de Direito, Filosofia e Psicologia (ISSN 2596-3139, na versão impressa, e INSS-e 2675-2549, na versão on-line). O objetivo do periódico é veicular artigos que fomentem o debate acadêmico e a produção de conhecimento inter e transdisciplinar na área das ciências humanas, de modo a contribuir para o desenvolvimento do pensamento jurídico de modo crítico e independente.