Juíza Ana Luiza Barros de Oliveira toma posse como titular da Vara do Trabalho de Palmeira das Missões

A juíza Ana Luiza Barros de Oliveira tomou posse, nesta sexta-feira (4/7), no cargo de juíza titular de Vara do Trabalho (VT) do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). Ela assume a VT de Palmeira das Missões. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre e contou com a presença de autoridades, colegas magistrados, advogados, servidores, familiares e convidados.
Durante a cerimônia, a juíza Ana Luiza fez a leitura do termo de compromisso, sendo em seguida empossada oficialmente após a leitura e assinatura do termo de posse pela diretora-geral do TRT-RS, Rejane Carvalho Donis.
A ratificação foi declarada pelo vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz.

O desembargador saudou os familiares da magistrada com especial carinho, mencionando a mãe, o marido e os filhos da juíza, e enalteceu sua trajetória desde o ingresso na magistratura trabalhista em 2008.
“Permito-me, neste momento, cumprimentar vossa excelência pela promoção à titularidade da Vara do Trabalho de Palmeira das Missões”, declarou.
Reconhecendo o desafio de se mudar para longe da capital, o vice-presidente destacou que essa decisão revela coragem e comprometimento: “A despeito dos desafios a ela inerentes, a senhora logrará superá-los com a qualificação, competência e brilhantismo que sempre a caracterizaram”.
O magistrado também lembrou a relevância da jurisdição que a nova titular irá assumir. “A Vara do Trabalho de Palmeira das Missões completou recentemente 32 anos, com jurisdição sobre outros 16 municípios da região”, observou.

Segundo Alexandre, trata-se de uma região com história marcada pela força e pela resiliência, que saberá acolher a magistrada. E concluiu: “Com essas breves palavras, parabenizo vossa excelência e também seus familiares por mais essa conquista, desejando muito êxito em sua nova missão”.
Em seu discurso, a juíza Ana Luiza manifestou gratidão e emoção ao assumir a nova função.
A juíza relembrou o entusiasmo da posse inicial na Justiça do Trabalho e reafirmou seu compromisso com os ideais constitucionais.
“Hoje, com a mesma empolgação do dia que tomei posse neste Tribunal, renovo meu compromisso com a Constituição”, disse.
Em tom emocionado, encerrou com um trecho da poetisa Adélia Prado: “O sonho encheu a noite, extravasou pro meu dia, encheu minha vida e é dele que eu vou viver, porque sonho não morre”.
Ana Luiza encerrou sua fala pedindo sabedoria divina para exercer a função com justiça e equilíbrio.
Natural de Brasília, Ana Luiza graduou-se em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro (RJ). Foi servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) até ingressar, em 2008, como juíza substituta do TRT-RS.
Atualmente lotada na Vara do Trabalho de Palmeira das Missões, com jurisdição também sobre o Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Panambi, teve passagem pela Corregedoria do TRT-RS, pela 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre e pela 10ª Vara do Trabalho da Capital, onde permaneceu por quase dez anos.
Na mesa de autoridades, estavam:
Vice-presidente do TRT-RS: desembargador Alexandre Corrêa da Cruz;
Corregedora regional do TRT-RS: desembargadora Laís Helena Jaeger Nicotti;
Vice-corregedora do TRT-RS: desembargadora Maria Madalena Telesca;
Ouvidor do TRT-RS: desembargador João Paulo Lucena;
Ouvidora da Mulher e das Ações Afirmativas do TRT-RS: desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez;
Vice-diretora da Escola Judicial do TRT-RS: desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco;
Procuradora do MPT/RS (representando o Ministério Público do Trabalho no RS): Maria Cristina Sanchez Gomes Ferreira;
Diretor do Foro Trabalhista de Porto Alegre: juiz Jorge Alberto Araújo;
Presidente da AMATRA-4: juiz Tiago Mallmann Sulzbach.