TRT-4 realiza exposição "35 Anos da Constituição Cidadã: Democracia Em Pauta - (in)visibilidade indígena"
A exposição 35 Anos da Constituição Cidadã: Democracia Em Pauta - (in)visibilidade indígena já pode ser visitada no saguão do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS). A mostra, realizada pelo Memorial do TRT-4, acontece até o próximo dia 12 de outubro e integra a 17ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A iniciativa conta com a participação especial da artista Christy Schmitt, com suas telas inspiradas em visita a tribos indígenas no Amazonas e com menção à primeira constituição federal em língua indígena (Nheengatu), iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Trata-se de uma exposição “in process” que terá a intervenção do coletivo de bordadeiras “Linhas de Poa”. O coletivo bordará palavras e imagens relativas ao tema da mostra como representação da voz da sociedade e suas reivindicações. A intervenção acontece na quinta-feira (28), às 16h, no mesmo local.
Já no dia 05 de outubro, às 17h, data de aniversário da Constituição Federal, será realizada a cerimônia oficial de abertura da exposição com participação da administração do Tribunal.
Primavera dos Museus
A Primavera dos Museus é uma ação anual coordenada pelo Ibram com duração de uma semana, que visa mobilizar os museus brasileiros a elaborarem programações especiais voltadas para um mesmo tema, o qual é escolhido pelo próprio Ibram. O tema deste ano é “Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”.