Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 22/09/2023 16:18. Atualizada em: 25/09/2023 09:21.

Estudantes da Escola Professora Leopolda Barnewitz participam de atividades educativas no TRT-4

Visualizações: 72
Início da galeria de imagens.
Desembargadora Luciane com livro sobre educação para a paz
Dado da Paz
Dado da Paz
Dado da Paz
Desembargadora Luciane apresenta os ODS
Debate ODS
Debate ODS
Debate ODS
Debate ODS
Debate ODS
Debate ODS
Debate ODS
Professoras da Escola Leopolda Barnewitz
Professoras da Escola Leopolda Barnewitz
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.


Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Leopolda Barnewitz participaram de atividades educativas no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), na manhã desta sexta-feira (22/9). Magistradas e magistrados do TRT-4 receberam os estudantes e abordaram temas como solução de conflitos por meio da conciliação, paz e afetividade, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A iniciativa também integra o projeto Living Peace.

Alunos, professoras, magistrados e servidores posam para foto em frente aos CejuscsA desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Nupemec) e do Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 2º Grau (Cejuscs2) do TRT-4, dirigiu as atividades. Inicialmente, as magistradas e os magistrados abordaram as ações de conciliação na Justiça do Trabalho e de que forma a solução pacífica de conflitos se encaixa dentro do objetivo “Paz, Justiça e Instituições Eficazes” da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Em seguida, a desembargadora apresentou o projeto Living Peace, que envolve 133 escolas ao redor do mundo, inclusive a Escola Professora Leopolda Barnewitz. De acordo com a magistrada, o objetivo do projeto é fomentar a construção de um mundo mais pacífico, tolerante e afetivo. 

Após a apresentação de um vídeo sobre o projeto, os alunos foram convidados a jogar o “dado da paz” - em cada uma das seis faces há uma mensagem para inspirar a conduta pessoal pacífica. “Amar ao próximo”, “amar aos inimigos” e “escutar o outro” estão entre as ideias propagadas pela dinâmica.

Alunos, professoras da escola, magistrados, servidores e estagiários do TRT-4 se reuniram em pequenos grupos. Cada grupo tinha um dado da paz, que era arremessado pelos participantes. Cada arremessador discorria sobre a respectiva mensagem contida na face do dado que “caía”. Essas atividades ocorreram na Sala de Convivência e buscam promover uma cultura de paz e coesão social.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Posteriormente, os estudantes conheceram as instalações dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) de 1º e 2º graus do TRT-4, dentro do prédio-sede. Na oportunidade, a desembargadora Luciane Cardoso Barzotto discorreu sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os alunos foram convidados a debater sobre os ODS. Cada dupla de estudantes escolheu um dos 17 objetivos para conversar sobre o tema com magistrados e servidores do TRT-4. As professoras da escola também participaram da dinâmica.

Além da desembargadora Luciane Cardoso Barzotto, participaram das atividades as juízas Ana Paula Kotlinsky Severino; Marcela Casanova Viana Arena, supervisora do Cejusc 2; Luciana Luciana Böhm Stahnke, e Ana Luiza Barros de Oliveira. Os juízes Artur Peixoto San Martin, coordenador do Cejusc 1; e Jorge Alberto Araújo também participaram das dinâmicas.  

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
ConciliaçãosustentabilidadeHorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista