Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/06/2023 13:20. Atualizada em: 13/06/2023 13:21.

Metalúrgicos de São Jerônimo e Gerdau fecham acordo com mediação do TRT-4

Visualizações: 101
Início da galeria de imagens.
Foto da mesa de negociação.
Foto da mesa de negociação.
Foto da mesa de negociação.
Foto da mesa de negociação
Foto de todos os participantes em pé lado a lado celebrando o acordo.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
Após dois anos de negociação, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Jerônimo e a Gerdau S.A concluíram o acordo coletivo da categoria, que terá vigência de 1º de maio de 2023 a 30 de abril de 2025. O acordo foi celebrado nesta terça-feira (13/6), durante sessão de mediação conduzida pelo vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins Costa.

Ao todo foram realizadas 13 sessões de mediação envolvendo as partes. O desembargador Ricardo Martins Costa destacou que o longo processo de negociação possibilitou um acordo maduro, construído paulatinamente com a mediação do TRT-4. O magistrado também salientou a importância desse tipo de solução para a resolução pacífica de conflitos no âmbito da Justiça do Trabalho e da sociedade em geral.

A partir da negociação, serão retirados sete processos coletivos que tramitam na Justiça do Trabalho gaúcha – tanto da empresa, quanto do sindicato. Ambas as partes ressaltaram a importância da mediação do Tribunal para a resolução do conflito.


O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Jerônimo, José Luiz Castilho, pontuou que a proposta de acordo foi aceita pelos trabalhadores em assembleia e que a participação do Tribunal foi fundamental para se chegar a “um denominador comum” entre as partes. “Foi uma luta necessária para manter os direitos dos trabalhadores. Um processo exaustivo, mas benéfico para a categoria”, afirmou. Disse, ainda, que apesar dos dois anos de mediação, sempre houve um “diálogo saudável e respeitoso entre todos” e que a empresa nunca deixou de funcionar ao longo do processo.


O advogado da Gerdau, Guilherme Guimarães, agradeceu “imensamente a dedicação do Tribunal na condução e conclusão de uma negociação coletiva exaustiva, mas que mostrou maturidade de ambas as partes”. Para ele, o acordo reflete o diálogo e o auxílio na mediação tanto do Tribunal, quanto do Ministério Público do Trabalho. “Chegamos a um bom termo que acolhe as necessidades da empresa e dos trabalhadores”, apontou.


O Ministério Público do Trabalho foi representado pelo procurador regional Marcelo Goulart. Também participou da sessão o juiz do Trabalho substituto Fernando Reichenbach, representando o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 2º grau do TRT-4.  
 
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
Mediaçãoacordo
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista