Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 29/05/2023 15:34. Atualizada em: 01/06/2023 15:20.

Crianças da Afaso são recebidas no TRT-4 durante a Semana da Conciliação

Visualizações: 58
Início da galeria de imagens.
Desembargadora Luciane Barzotto fala das ações do TRT-4
Desembargadora Luciane e juiz Artur Peixoto San Martin
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.
Promover a cultura da paz, do diálogo e do respeito ao próximo. Esse foi o principal objetivo da visita da Associação Famílias em Solidariedade (Afaso) ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, na tarde dessa quinta-feira (25/4). A iniciativa integra as atividades da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2023.

As crianças da Afaso foram recebidas pela coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargadora Luciane Barzotto. “É importante que as crianças cresçam sabendo que os conflitos podem ser resolvidos de forma pacífica”, destacou a magistrada. Luciane Barzotto também enfatizou o trabalho realizado pela Associação em favor da pacificação social.

As educadoras Maria Janete da Rosa e Nalu Pires de Faria apresentaram a metodologia utilizada pela Afaso junto às crianças e suas famílias e destacaram que a entidade busca ser referência na promoção e vivência da cultura de paz e de unidade na região Leste de Porto Alegre. Também falaram sobre a importância da troca de experiência com a Justiça do Trabalho gaúcha.


“Queremos que elas vejam um outro horizonte. Vejam que outras pessoas também lutam pela justiça, que falam de paz, de amor, de fazer as pazes. São crianças que vivem num ambiente de briga e desunião. Então é uma forma de reforçar que o poder público também está fazendo algo por elas. É importante que elas vejam isso e se sintam pertencentes a esses espaços”, disse Nalu Pires de Faria.


Maria Janete da Rosa destacou que as crianças puderam “mostrar todo o potencial que têm de serem atores na construção de um mundo mais justo, inclusivo e fraterno”. Os alunos da Afaso entregaram desenhos a magistrados e servidores, participaram de dinâmicas, lancharam, conheceram as novas instalações dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) no Prédio-Sede do TRT-4 e foram presenteadas com materiais lúdicos da Justiça do Trabalho.

Também participaram da ação a desembargadora Vania Mattos, o juiz Artur Peixoto San Martin (coordenador do Cejusc do 1º grau), a diretora de Departamento de Inovação da Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Andréa Rehm, a estudante de Direito da UFRGS, Aline Dal Bó Correa, a estagiária do TRT-4, Deise Ventura, além de terceirizados do Tribunal.

Afaso


A Associação Famílias em Solidariedade, fundada em 1994 por integrantes do Movimento dos Focolares em Porto Alegre, é uma instituição de caráter privado, mas com fins públicos e tem por missão promover a formação humana e cidadã de crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social, segundo o carisma da Unidade inspirado em Chiara Lubich.


Saiba mais sobre o trabalho da entidade no site https://www.afaso.org.br.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Rafael Ely (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
semana da conciliaçãoHorizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista