Conematra: Palestra aborda design como ferramenta de inovação nas escolas judiciais

Com o tema “Inovação na educação corporativa através do Design Thinking”, a doutora Andrea Filatro fez hoje (8/3) a palestra de abertura da 72ª reunião do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (Conematra). O encontro acontece de 8 a 10 de março, em Gramado (RS).
Acesse o ábum de fotos do evento. Abre em nova aba
Na oportunidade, Andrea abordou o potencial do Design Thinking na promoção da inovação das Escolas Judiciais (Ejuds). Segundo a doutora, a ciência do design busca o desenho de soluções e a promoção de métodos inovadores por meio de processos com olhar centrado no ser humano. “Precisamos buscar soluções que atinjam as pessoas”, disse.
Durante a palestra, os participantes do Conematra responderam um questionário virtual sobre os principais desafios encontrados nas escolas judiciais. Foi apresentada uma nuvem de palavras com os principais pontos abordados como: participação, engajamento, comparecimento e orçamento. O exercício contribuiu para elencar desafios a serem enfrentados nas Ejuds.
Para Andrea, o design instrucional é hoje uma das principais abordagens quando se fala em educação a distância, remota e híbrida, seja no ensino superior, na educação continuada ou nos ambientes de aprendizagem corporativos. “É preciso buscar estratégias inovadoras de envolvimento e engajamento no âmbito das escolas judiciais”, apontou.
Andrea Filatro é mestra e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde também se graduou em Pedagogia. É formada em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e consultora em educação a distância e líder do grupo de pesquisa IDE/UNASP – Inovação e Design em Educação.
Atua como docente convidada no curso de Gestão Estratégica de Pessoas na FIA e já publicou vários livros, entre eles Design instrucional na prática, Design Thinking na educação, Produção de conteúdos educacionais, Práticas inovadoras em educação e Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa.
A programação da 72ª reunião do Conematra prossegue até sexta-feira (10/3). O evento reúne representantes das escolas judiciais dos 24 TRTs do país.