Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 02/12/2022 10:20. Atualizada em: 02/12/2022 11:10.

Juíza Carolina Gralha representa TRT-4 em seminário estadual de combate ao trabalho infantil no litoral norte

Visualizações: 65
Início do corpo da notícia.
Juíza Carolina Gralha na mesa de abertura.
Juíza Carolina Gralha na mesa de abertura

A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) Carolina Gralha, gestora regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à AprendizagemAbre em nova aba, representou o TRT-4 no Seminário Estadual Litoral Norte "Trabalho Infantil, Proteção Social e Aprendizagem Profissional”. O evento ocorreu na última quarta-feira (30/11), das 9h às 16h, no auditório do Centro Universitário Cenecista de Osório (UNICNEC), e teve como objetivo alertar sobre a exploração do trabalho infantil durante o período de veraneio nas areias do litoral gaúcho, além de buscar alternativas de prevenção. Na ocasião, também foi feito o lançamento da 8ª edição da revista Aprendiz, que veicula artigos sobre a mesma temática. A revista é organizada pelo pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti),  pelo Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap), pela Superintendência Regional do Trabalho no RS e impressa pelo TRT-4 para distribuição gratuita.

Veja as fotos do evento.Abre em nova aba

Capa da revista aprendiz.
Capa da 8ª Edição da Revista Aprendiz

Carolina Gralha participou da organização e da mesa de abertura. Segundo a magistrada, “ações como estas visam fortalecer toda a rede de apoio que enfrenta esta nossa triste realidade, trazendo ao debate vários temas de caráter multidisciplinar que solidificam conhecimentos e estratégias de atuação, inclusive no que se refere ao investimento na aprendizagem. O Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no TRT-4 seguirá atuando fortemente para que encontros como esse sigam ocorrendo nas mais diversas regiões do Estado, assim como seguirá trabalhando em outras frentes de conscientização que fomentem a vigilância, a denúncia e as ações práticas para que nossos jovens estejam sempre protegidos”.

A programação iniciou com uma apresentação do vídeo “Lugar de Criança é na InfânciaAbre em nova aba”, que conta com jovens da Orquestra Jovem do RS, da Fundação Pão dos Pobres. Ela seguiu com palestras apresentadas por membros do Ministério Público do Trabalho, da Polícia Civil, da OAB, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), do Ministério do Trabalho e Previdência. Também contou com exposições de psicólogos e representantes de empresas e associações comerciais. Confira a programação completa.

Cerca de 200 pessoas estavam presentes na plateia, entre prefeitos(as), secretários(as) de assistência social, educação, saúde e turismo, servidores(as) de Centros de Referência em Assistência Social (CRAs) e de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), e membros de conselhos tutelares e das Coordenadorias Regionais de Educação (Cres) dos 23 municípios do litoral norte do RS. A periodicidade do evento é anual. Em 2022, excepcionalmente, foram realizadas duas edições, em junho, no município de Venâncio AiresAbre em nova aba, e em 30 de novembro, em Osório.

Fogap e Fepeti

O Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) foi instituído em 10 de agosto de 2009. Coordenado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS, é um espaço de articulação social de organizações governamentais e não governamentais públicas e privadas, com objetivo de criar uma rede de mobilização, articulação e inclusão do jovem na sociedade por meio da aprendizagem profissional.

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), criado em 1994, é um espaço permanente e interinstitucional de articulação para a erradicação do trabalho infantil e proteção e garantia dos direitos do trabalhador adolescente.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Bárbara Frank (Secom/TRT-4).
Tags que marcam a notícia:
acontecetrabalho infantilaprendizagem
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista