Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 01/12/2022 11:07. Atualizada em: 01/12/2022 11:09.

Juiz auxiliar da Vice-Presidência do TRT-4 apresenta painel no 1º Seminário Dados e Litigância do CNJ

Visualizações: 52
Início do corpo da notícia.

Print da tela com imagem do juiz Rodrigo Trindade.O juiz auxiliar da Vice-Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) Rodrigo Trindade participou como expositor do “1º Seminário Dados e Litigância: experiências do Judiciário brasileiro no monitoramento da litigância predatória”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Rodrigo Trindade relatou experiências da Justiça do Trabalho com a existência de demandas de massa que se caracterizam como de uso predatório do Poder Judiciário. 

Na exposição de cerca de dez minutos, Rodrigo destacou a existência de muitos processos repetitivos na Justiça do Trabalho gaúcha, também caracterizada pela alta litigiosidade e grande recorribilidade. Segundo dados apontados pelo magistrado, os grandes litigantes de processos trabalhistas no Estado variam pouco, não têm a prática de conciliar e utilizam o judiciário como órgão homologador de rescisões.

O magistrado também observou que o descumprimento das obrigações trabalhistas por certas empresas leva a um benefício concorrencial injusto em relação às que seguem a legislação. “O caminho a ser seguido é adotar uma posição estratégica que contemple a  ampliação da Justiça do Trabalho, o cumprimento de metas e o desenvolvimento de centros de inteligência no judiciário trabalhista”, afirmou. Rodrigo destacou, por fim, a experiência do TRT-4 na prevenção de litígios em formação, por meio do procedimento de mediação pré-processual. A medida contribui para evitar a pulverização de ações individuais e promove a pacificação social, segundo o magistrado. 

Assista abaixo à participação do juiz Rodrigo Trindade no seminário:

Seminário

O evento aconteceu no plenário do CNJ, com transmissão pelo YouTube, nesta quarta-feira (30). Os objetivos da iniciativa envolviam conhecer, difundir e  debater experiências dos tribunais no uso de painéis eletrônicos para monitoramento da judicialização, com vistas a identificar litigância predatória e potencializar o uso de meios adequados de tratamento da litigiosidade repetitiva.

Acesse a programação completa.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-4.
Tags que marcam a notícia:
acontece
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista